07.11.08 - 42ª SEMANA CASSIANO RICARDO

“VIAJAM AS PALAVRAS”
42ª SEMANA CASSIANO RICARDO

07/11 – sexta-feira
19h30 - Tênis Clube
Grande Show Literário – Quem não se comunica... Música, dança e teatro, com enfoque na história do rádio e da televisão - Apresentação do ator Rodrigo Faro e convidados.


O projeto literário “Viajam as Palavras – 42ª Semana Cassiano Ricardo” termina nesta sexta-feira, dia 07, às 19h30, no Tênis Clube, com o “Grande Show Literário – Quem não se comunica...” com apresentação do ator Rodrigo Faro com os convidados: Lolita Rodrigues, atriz e o cantor Jair Rodrigues.

O show fará um breve relato da história do rádio e da televisão com depoimentos dos dois artistas e também com apresentações de teatro, vídeo e música. A proposta é fazer com que o público viaje pelos caminhos destes dois poderosos meios de comunicação.

Para assistir o show literário é necessário adquirir o ingresso solidário, que será trocado por um brinquedo novo com selo do Inmetro. A arrecadação dos brinquedos será destinada ao Fundo Social de Solidariedade.

História
Assis Chateaubriand e Roquette Pinto... Quem for ao Tênis Clube, no sábado, entenderá de forma dinâmica a importância destes nomes para a comunicação brasileira.

Chateaubriand, por exemplo, é pioneiro na transmissão de televisão. Foi ele quem fundou a primeira emissora do país, a TV Tupi, em 1950. O jornalista criou e dirigiu os “Diários Associados”, uma das maiores cadeias de comunicação do país com 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, uma agência de notícias, uma revista semanal (O Cruzeiro), uma mensal (A Cigarra), além revistas infantis e uma editora.

Mas quando o assunto é rádio, impossível não falar de Edgar Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Foi ele quem dirigiu, em 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira do país. Visionário, Roquette Pinto proferiu a seguinte frase quando conheceu o meio de comunicação: “Eis uma máquina importante para educar nosso povo”.

Os convidados
Lolita Rodrigues e Jair Rodrigues, convidados para o “Grande Show Literário – Quem não se comunica...”, vivenciaram todas as transformações no rádio e na televisão. Eles irão bater um papo com o público sobre as experiências na mídia.

A atriz, de 79 anos, começou muito jovem a cantar na Rádio Record, em São Paulo. Depois, passou pelas rádios Bandeirantes, Cultura e Tupi, chegando a conquistar dois troféus “Roquette Pinto” como melhor cantora internacional. Lolita esteve, em 1950, na inauguração da TV Tupi, emissora onde iniciou a carreira de atriz. Hoje, tem no currículo mais de 30 novelas.

Jair Rodrigues também entende do assunto. Começou a cantar como calouro, na década de 50. Participava dos programas da Rádio São Carlos, na cidade homônima. Mais tarde foi ser calouro na televisão. O sucesso só viria na década de 60, com participações no programa “O Fino na Bossa” e dos festivais promovidos pela TV Record. A discografia do cantor inclui mais de 40 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome e e-mail para retorno!!!