09.12.10 - D’sencontros filosóficos na LITERACIA - gratuito

D'sencontros filosóficos – dia 09/12 às 20 h - na Literacia
 
Traz de volta o Dr. Reinaldo Rosa (pesquisador do LAC/INPE – Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada do INPE) que vai nos brindar com uma continuação e desdobramentos consequentes de sua excelente palestra (Um Esboço da Perspectiva Cosmológica ou Duas Poesias, Uma Maldição e Um Delírio Topológico) que nos foi anteriormente apresentada. Contemplem a ponta do majestoso iceberg!
 
Nuno Cesar – coordenador  
"A Perspectiva Cosmológica (Cont.)
 
A "Perspectiva Cosmológica" é parte de um projeto literário pessoal a ser publicado pela Editora Perspectiva (Coleção Debates) em 2012.
 
"O principal objetivo do livro é discutir, dentro de um escopo interdisciplinar, o impacto do conhecimento científico da cosmologia moderna na visão de mundo contemporânea. Na minha primeira exposição no "Encontros & Desencontros" abordei, de acordo com a minha leitura, quais são os aspectos relevantes relacionados à origem e à evolução do universo, enfatizando reflexões que emergem quando confrontamos fatos observacionais e teóricos.
 
 A Dama da Noite foi a titânica e intragável "Singularidade Cósmica". Nesta segunda fala, indo um pouco (ou muito) além das "duas poesias", daquela aparente "maldição" e do meu fantasioso "delírio topológico", tentarei reproduzir um simplório desenho que denuncia e sugere uma "nova" perspectiva sobre a realidade, em especial quando ela expõe ao sujeito toda a cromática e dinâmica imensidão do universo. Pois, no meu entendimento, a admiração lúcida e sincera da natureza em grandes escalas pode fazer surgir um entusiasmo arrebatador que nos impele a revisitar o audacioso e controverso conceito de "Realismo Fantástico". Aquele  que, de alguma forma, faz brotar em nossas mentes um pomar "leviatântico" de  frutos metafísicos, quase sempre instigantes, inebriantes e afrodisíacos.Alguns, inexplicavelmente, já conhecidos."
 
  
Apoio: Javier Cabeleireiros – 12 3911-3222 
 
 
Ana Lúcia P.R.S. Oliveira
Literacia Livraria Sebo & Produção Cultural
CNPJ 05.762.0001/26
Tel.: 12 39274104 - 12 32047742 - 12 81481550

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome e e-mail para retorno!!!