Oficina que não pode passar despercebida na Semana Cassiano Ricardo

São tantas atrações durante a Semana Cassiano Ricardo que poderia acontecer de esta oficina, do Guilherme Salla, passar em branco.
Merece destaque. O cara é um super-escritor, premiado, e vem da região de Campinas para nos falar sobre Haicais.
22/10, quinta-feira, às 19h
Oficina "Haicais: Polaróides Poéticos"
- Guilherme Salla -
no Auditório Elmano Ferreira Veloso (Sede da FCCR)
Gratuita
Vagas limitadas.


HAICAIS: POLARÓIDES POÉTICOS

A revolução industrial, as grandes cidades, o tempo cada vez mais exíguo, a urgência: características de um mundo em constante transformação.
Toda informação produzida pelo conhecimento humano dobra a cada seis meses e, em meio século evoluímos, à velocidade da luz, o equivalente aos dois milênios anteriores...
Seria a narrativa breve um reflexo dos tempos hodiernos?
Seria o HAICAI mais um fruto da modernidade fluida?
A história desfaz o engano de atribuirmos, anacronicamente, causas contemporâneas a uma arte que data o início do século XV, no Japão.
A oficina "Haicais: polaróides poéticos" ambiciona traçar um rápido panorama histórico e teórico da nobre "arte da modéstia", seguindo os passos dos primeiros mestres no Japão até aportarmos no Brasil, onde o haicai adquiriu, desde sua chegada no inicio do século XX com o movimento modernista (Guilherme de Almeida, Oswald de Andrade), prestígio e variações, sendo absorvido e tematizado pelos  concretistas,  passando pelo prisma irônico e satírico de Millôr Fernandes e Paulo Leminski  quando popularizou-se e caiu no gosto do grande público leitor.
A oficina abordará os seguintes temas:

·        História do haicai no Japão: origens e mestres;
·        História do haicai no Brasil: mestres, tradição e mutação;
·        Características do haicai no Brasil;
·        Panorama do haicai: leituras.

Guilherme Salla, educador, atua na rede pública estadual de São Paulo e no município de Indaiatuba, ministrando aulas de Filosofia para os ensinos fundamental e médio.
Coordena, na rede pública de educação municipal, projeto de tecnologia educacional e capacitação tecnológica para docentes.
Participa, atualmente, do programa de incentivo a leitura "Ler faz bem", da Secretaria de Educação de Indaiatuba (SEME).
No tempo que lhe resta, mantém na web o blogue de literatura, o MIOPIA ( http://guisalla.wordpress.com ), tem duas revistas literárias em gestação (ZARANZAR e RODA) e trabalha nos originais para publicação de seu próximo livro de poemas, com publicação prevista para o ano da graça de 2010.
Abaixo, um breve retrospecto sobre as atividades literárias do autor:

Vem a ser no dia 22 de abril de 1977, na cidade de Campinas-SP.
Fica sendo campineiro até 1978, quando se muda para a vizinha Indaiatuba-SP.
Torna-se indaiatubano.

ü  Em 1994, concluiu edição independente da sua primeira publicação, uma coletânea de poemas intitulada ABRA, manufaturada pelo próprio autor em papel reciclado (um dos meus raros atos ecológicos) e distribuída entre amigos, inimigos, familiares, desconhecidos, bares e estudantes do ensino médio de colégios da cidade;
ü  No ano 2000, ao concluir a graduação em Filosofia pela Unicamp, tem um de seus textos selecionados para fazer parte de uma revista de literatura editada por alunos e mestrandos do curso de Letras da mesma Universidade: Revista Sonora;
ü  O ano de 2003 foi marcado por uma Menção Honrosa no 3º Concurso de Poesia CNEC de Capivari-SP, fazendo parte da coletânea com dois textos;
ü  Em 2005, Menção Honrosa no Mapa Cultural Paulista 2005/2006 para o poema "Asfixia";
ü  Em 2006, 1º lugar com o poema "Ficção" no 2º Concurso Literário "Acrísio de Camargo", Indaiatuba-SP;
ü  Em 2007, Menção Honrosa com o poema "Abandono do Lar" no 3º Concurso Literário "Acrísio de Camargo", Indaiatuba-SP;
ü  Em 2008, vencedor com o poema "Abandono do Lar" no Mapa Cultural Paulista 2007/2008;
ü  Novembro de 2008, XVIII Prêmio Moutonnée de Poesia, menção honrosa para o poema "Asfixia", publicado em Antologia bienal do prêmio promovido pela Prefeitura Municipal de Salto - SP;
ü  Agosto de 2009, classificado para Etapa Regional do Mapa Cultural Paulista 2009/2010 com final prevista para dezembro de 2009.