21.12.08 - UNIVAP Centro

CONCERTO DE NATAL

ORQUESTRA DE CÂMARA DO VALE DO PARAÍBA

Regência: Rogério Santos

Solista: Álvaro Henrique (violão)

Local: Teatro da UNIVAP - Centro

Data: 21/12/2008-DOMINGO

Horário: 17h

Entrada Franca
http://www.sofij.org.br/


O Concerto n.3 de Radamés Gnatalli une a linguagem erudita à ambientações sonoras da música popular urbana, especialmente o choro e o jazz.

Além da escrita particularmente difícil para o violão (que está sendo realizada impecavelmente pelo violonista) há a participação de uma flauta extremamente virtuosa que realiza várias transições orquestra-violão, alguns músicos chegam a considerar este concerto como se tivesse dois solistas (a flauta e o violão).

É uma oportunidade única para ouvir e ver ao vivo um concerto muito pouco tocado e de extremo bom gosto e qualidade musical.

O solista, Álvaro Henrique é um dos mais destacados violonistas da nova geração. Bacharel em violão pela USP, premiado nos principais concursos de violão do Brasil. Apresentou-se em diversas cidades como Porto Alegre, Curitiba, Petrópolis, Rio de Janeiro, Vitória, Tiradentes, Juiz de Fora, Brasília, Campo Grande, Fortaleza, Atenas, Dublin e Munique. Atualmente faz especialização na Alemanha.

Complementando o repertório a Orquestra apresentará o famoso Concerto para a Noite de Natal de Arcangelo Corelli. O concerto grosso, forma musical muito utilizada no período barroco, antepõe dois grupos dentro da orquestra: os solistas (geralmente três) e o Tutti (o restante da orquestra). O Concerto para a noite de natal foi publicado em 1714, um ano após sua morte e representa o ápice da escrita deste importante e famoso compositor italiano.

Encerrando a apresentação serão executadas as cinco peças da Suíte O Natal ao Redor do mundo, do compositor inglês Edward Huws Jones. Jones compilou peças tradicionais de natal de cinco países diferentes e montou uma suíte que reflete bem a idéia da temporada de Concertos da Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba: Uma volta musical ao redor do Mundo. São cinco países visitados: França, Inglaterra, Alemanha, Porto Rico e EUA, com uma peça natalina de cada país.

O concerto comemora o encerramento das atividades pedagógicas dos projetos Oficina de Cordas e Orquestra Cidadã, que durante o ano de 2008 atenderam cerca de 300 alunos em três núcleos e contou com patrocínios da PETROBRAS dentro de dois processos de seleção de projetos, um deles vinculado ao Ministério da Cultura. A apresentação conta ainda com o importante apoio da UNIVAP, numa parceria de grande sucesso com a Sociedade Filarmônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome e e-mail para retorno!!!