PROGRAMAÇÃO VIRADA CULTURAL PAULISTA 2012 - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

São José dos Campos - SP

PROGRAMAÇÃO VIRADA CULTURAL PAULISTA 2012



Programação:
 
PARQUE DA CIDADE
 
Dia 19/05
 
18h30 - DJ Dom KB (música) "Dedicado pesquisador musical de grooves raros, o DJ Don KB, foi dono do renomado clube Jive que figurou entra as melhores baladas durante os 10 anos de existência. Ali trouxe à baila uma arca de raridades garimpadas do tesouro da música brasileira e que instituiu o samba-rock; ritmo esquecido do final da década de 70 e início de 80, como novo estilo musical que hoje permeia a programação da maioria dos clubes e baladas do Brasil inteiro.
 
19h30 - Apanhador Só (música)"Formado por Alexandre Kumpinski (voz e guitarra), Felipe Zancanaro (guitarra), Fernão Agra (baixo) e Martin Estevez (bateria), o Apanhador Só demonstra impressionante destreza para fundir referências que vão da MPB ao pós-rock, sempre acompanhado de sua charmosa sucata percussiva. Com petardos como ""Um Rei e o Zé"", ""Prédio"" e ""Balão-de-Vira-Mundo"", a banda ocupou um grande número de listas de melhores discos nacionais de 2010."
 
20h30 - Irmãos Becker – Malabares (intervenção) - Passeando entre as pessoas com suas respectivas malas, dois malabaristas cômicos retiram delas diversos materiais que serão o mote para a interação com o público.
 
21h - Fernando e Fabiano (música)Em 2002, o álbum “Dona da minha vida” consolidou o nome Fernando e Fabiano, com músicas românticas como o sucesso “Baby sempre te amei”. Trabalho, união, dedicação e profissionalismo constroem a carreira da dupla. O show é composto por um repertório alegre, com canções próprias, bem como hits de sucesso, transitando por vários ritmos da música sertaneja.
 
22h - Irmãos Becker – Malabares (intervenção) - Passeando entre as pessoas com suas respectivas malas, dois malabaristas cômicos retiram delas diversos materiais que serão o mote para a interação com o público.
 
22h30 - Luiza Possi (música)"A cantora lançou seu primeiro cd ""Eu Sou Assim"", em 2002. Comemora 10 anos de carreira com o lançamento do projeto “Seguir Cantando”, seu sexto cd e segundo dvd, que conta com as participações de Zizi Possi, Thiaguinho e Ivete Sangalo. Segue turnê pelo Brasil com repertorio baseado no novo trabalho com musicas como “Ainda É Tudo Seu”, “Deixa Estar” e ainda os sucessos: “Tudo Que Há de Bom”, “Eu Espero” e “Tudo Certo”. A banda que acompanha a cantora é formada pelos músicos Bruno Coppini (baixo), Ramon Montagner (bateria), Will Bone (metais), Conrado Goys (guitarra e violão)."
 
23h30 - Irmãos Becker – Malabares (intervenção) - Passeando entre as pessoas com suas respectivas malas, dois malabaristas cômicos retiram delas diversos materiais que serão o mote para a interação com o público.
 
 
Dia 20/05
0h - Móveis Coloniais de Acaju (música)Fácil de gostar, difícil de classificar! Assim é a banda Móveis Coloniais de Acaju. Aclamada por suas apresentações ao vivo, o grupo tem mostrado uma nova força nas ações pela Internet. A gravação ao vivo do videoclipe da música “O tempo” concorreu a melhor clipe e webclipe pelo MTV VMB 2011. Em produção de seu terceiro disco, o grupo traz repertório de seus dois discos (presentes no DVD ao vivo - 2011) e renovado por novas composições.
 
1h30 - DJ Dom KB (música) "Dedicado pesquisador musical de grooves raros, o DJ Don KB, foi dono do renomado clube Jive que figurou entra as melhores baladas durante os 10 anos de existência. Ali trouxe à baila uma arca de raridades garimpadas do tesouro da música brasileira e que instituiu o samba-rock; ritmo esquecido do final da década de 70 e início de 80, como novo estilo musical que hoje permeia a programação da maioria dos clubes e baladas do Brasil inteiro.
 
14h - Fiandeiras da Palavra (contação de histórias) O  grupo surgiu no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, e iniciou suas atividades em 2010, a partir da parceria firmada entre as contadoras de histórias Cíntia Moreira e Flávia D'Ávila, que juntas montaram o espetáculo Histórias que o Vento me Contou... sendo apresentado em São José dos Campos, Jacareí e no Simpósio Internacional de Contadores de Histórias no SESC de Copacabana, Rio de Janeiro. Em 2011, com o intuito de dar continuidade à parceria, nasceu o espetáculo A morte, a rosa, a cantiga  contos de amor sobre a força feminina. Neste trabalho, a musicista Cristiane Celly passou a integrar o grupo, assumindo a direção musical dos espetáculos.  
 
15h - Grupo Paranga (música)  - Com o show “Tributo a Elpídio dos Santos”, em comemoração ao centenário do compositor, o Paranga reverencia sua obra e aproveita para homenagear também o centenário do cineasta Mazzaropi, já que Elpídio era o compositor das trilhas sonoras dos seus filmes. O repertório, cuidadosamente escolhido, conta com arranjos de seu filho Negão dos Santos, que permitem uma releitura atualizada de suas composições.
 
16h - Cia. Buzum – Darwinbr (intervenção)A idéia central do espetáculo Filhotes do Brasil é a relação dos pais com seus filhotes, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Desta forma, queremos colocar as crianças em contato com a relação de sobrevivência na floresta Amazônica, habitat escolhido para ambientação. O diferencial do espetáculo vem com a construção dos bonecos - todos feitos de material orgânico, como cabaças, peneiras, buchas vegetais etc
 
16h30 - Casuarina (música)Eleito melhor grupo de samba do Brasil em 2010 no Prêmio da Música Brasileira, o principal do país - o grupo Casuarina chega aos 10 anos em 2011. Desde 2001 na estrada, o quinteto lança seu quarto disco, “Trilhos/Terra Firme” (Superlativa/Warner Music). Formado por Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (tantan e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais), o Casuarina projetou-se a partir da Lapa carioca para todo o Brasil e, também, para outros países, como Bélgica, Eslovênia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Israel, Suécia e Angola, locais em que se apresentou em suas cinco turnês internacionais.
 
17h30 - Cia. Buzum – Darwinbr (intervenção)  - A idéia central do espetáculo Filhotes do Brasil é a relação dos pais com seus filhotes, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Desta forma, queremos colocar as crianças em contato com a relação de sobrevivência na floresta Amazônica, habitat escolhido para ambientação. O diferencial do espetáculo vem com a construção dos bonecos - todos feitos de material orgânico, como cabaças, peneiras, buchas vegetais etc
 
18h - Dominguinhos (música)Luiz Gonzaga deu o tom e Dominguinhos seguiu a melodia da sanfona. Mais do que aprender, o discípulo inovou a arte do mestre! Dominguinhos deu a sanfona sotaques novos e diferentes. Não abandonou o baião do seu padrinho, mas também não deixou de passear em outras praias da música brasileira. O trabalho de Dominguinhos é mais uma prova de que pouco importa o sotaque ou origens quando trata de fazer música. No Universo dos sons e dos ritmos o que conta mesmo é a sensibilidade, responsável pela emoção, e o talento, capazes de transformar idéias e conceitos em obras de arte.
TEATRO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
 
Dia 19/05
18h - Abertura Oficial "O espetáculo é a décima obra criada por Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Neste trabalho, o grupo aprofunda a questão que foi levantada no trabalho de 2010 - “Baseado em Fatos Reais”: a memória do presente, pois não é possível voltar no tempo. Uma lembrança é constituída apenas de fragmentos do que se passou, e o corpo conta o que aconteceu no exato momento do agora. Porque “A Revolta da Lantejoula” ? “Talvez porque com apenas uma única lantejoula você não enxerga o bordado, mais cada lantejoula é importante para que o bordado seja visto”. Duração: 50 minutos. Classificação Indicativa: Livre. "
 
18h30 - Ana Catarina e Ângelo Madureira (dança)Desde 2000, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira desenvolvem juntos um projeto de pesquisa investigativa para dança baseado no dialogo entre suas diferentes formações artísticas: uma erudita, outra popular. Ana, formada na técnica do Ballet Clássico e Ângelo, egresso do Balé Popular do Recife. Eles já ganharam diversos prêmios e vêm conquistando platéias e a critica especializada de todo o Brasil e do mundo. Todas as obras artísticas são resultado de um amplo processo de pesquisa onde o balé clássico, a dança contemporânea e a cultura popular se reconfiguram em uma nova linguagem. 
 
19h30 - Du Circo – Malabares (intervenção) Du Circo é um artista circense, malabarista profissional e palhaço por natureza. Sempre entretendo o público com sua técnica, carisma e cara de pau, por muitos anos foi professor de malabares e participou de diversas convenções e encontros de malabarismo e circo brasileiros, europeus, chilenos e argentinos.
 
20h30 - Tuia Lencioni (música) Depois de 11 anos a frente do Dotô Jéka, o cantor e compositor do Vale do Paraíba Tuia, lançou seu primeiro trabalho solo “Tuia Ao Vivo”. Seu novo single/clipe da música FLOR está sendo lançado pela gravadora Sony Music. A música já está entre as três mais pedidas em Fortaleza, João Pessoa e Belo Horizonte. O disco novo está sendo gravado em SP com a produção de Maurício Cersósimo, com previsão de lançamento em junho de 2012.
 
21h30 - Du Circo – Malabares (intervenção) Du Circo é um artista circense, malabarista profissional e palhaço por natureza. Sempre entretendo o público com sua técnica, carisma e cara de pau, por muitos anos foi professor de malabares e participou de diversas convenções e encontros de malabarismo e circo brasileiros, europeus, chilenos e argentinos.
 
22h30 - Samba de Roda Nega Duda (música) O grupo surgiu em 2007 a partir da experiência que Nega Duda trouxe de sua origem Baiana à cidade de São Paulo. Os encontros com os amigos, as festas e suas cantorias nas terras paulistas revelaram peculiaridades das cantigas, da dança, das histórias que Nega Duda manifestava, gerando assim o grupo Samba de Roda Nega Duda. O grupo, além dos shows, está comprometido com a cultura baiana do Samba de Roda e sua luta pela continuidade deste patrimônio histórico e artístico da nossa cultura.
 
23h30 - Du Circo – Malabares (intervenção) Du Circo é um artista circense, malabarista profissional e palhaço por natureza. Sempre entretendo o público com sua técnica, carisma e cara de pau, por muitos anos foi professor de malabares e participou de diversas convenções e encontros de malabarismo e circo brasileiros, europeus, chilenos e argentinos.
 
Dia 20/05
0h30 - Lulina (música) - A pernambucana radicada em São Paulo é conhecida por gravar discos de forma caseira, tendo 9 álbuns distribuídos na internet desde 2001. Cristalina é a sua estréia oficial, numa compilação de seus 6 primeiros anos de produção, lançado em 2009. Cantora de voz suave, as composições de Lulina passam por temáticas lúdicas e bem-humoradas, sendo ora doces, ora sarcásticas. Em 2012 promete lançar seu segundo disco de estúdio.
 
2h - Du Circo – Malabares (intervenção) Du Circo é um artista circense, malabarista profissional e palhaço por natureza. Sempre entretendo o público com sua técnica, carisma e cara de pau, por muitos anos foi professor de malabares e participou de diversas convenções e encontros de malabarismo e circo brasileiros, europeus, chilenos e argentinos.
 
2h30 - Bem Ludmer (Stand Up) "O comediante se aproveita dos seus talentos de mágico para, junto com a comédia, surpreender os espectadores com momentos inesperados de ilusionismo atrelados ao texto e aos comentários do cotidiano. Duração: 60 minutos. Classificação Indicativa: 14 anos."
 
10h30 - Gangorra (Teatro Infantil) "É o projeto de música infantil dos músicos e compositores Vange Milliet e Paulo Lepetit, surgido espontaneamente a partir do convívio com os filhos Kim e Yuri e seus amigos. As musicas, todas de autoria do casal, tratam de temas que refletem o cotidiano, o universo e os questionamentos das crianças. Duração: 60 minutos. Classificação Indicativa: 2 anos."
 
13h - Namakaka (intervenção)"Espetáculo infanto-juvenil que recorre intensivamente ao humor; descontraído, dinâmico e cheio de variedades e atrações, mostra o convívio entre três personagens: os palhaços Cara de Pau, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação. Com uma montagem rápida e versátil, o espetáculo “É Nóis na Xita”, transforma qualquer lugar em um verdadeiro circo! "
 
13h30 - Namakaka – É nóis na xita (circo/teatro)"Espetáculo infanto-juvenil que recorre intensivamente ao humor; descontraído, dinâmico e cheio de variedades e atrações, mostra o convívio entre três personagens: os palhaços Cara de Pau, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação. Com uma montagem rápida e versátil, o espetáculo “É Nóis na Xita”, transforma qualquer lugar em um verdadeiro circo! "
 
14h30 - Namakaka (intervenção)"Espetáculo infanto-juvenil que recorre intensivamente ao humor; descontraído, dinâmico e cheio de variedades e atrações, mostra o convívio entre três personagens: os palhaços Cara de Pau, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação. Com uma montagem rápida e versátil, o espetáculo “É Nóis na Xita”, transforma qualquer lugar em um verdadeiro circo! "
 
15h - Pitanga em Pé de Amora (música) - O grupo paulistano possui um trabalho 100% autoral. Influenciados por Guinga, Chico Buarque,Tom Jobim e Pixinguinha, os cinco amigos de adolescência, compositores e intérpretes apresentam um frescor a canção popular com seus instrumentos acústicos. Ângelo Ursini (saxofone, clarinete e flauta), Daniel Altman (violão 7 cordas e voz) e Gabriel Setúbal (trompete, violão e voz) se revezam nas composições do grupo que tem Diego Casas (violão e voz) como letrista oficial. Flora Poppovic, principal intérprete, além da percussão precisa dá o toque feminino à banda com sua linda voz. Sambas, choros, frevos e canções fazem parte do repertório.
 
16h - Namakaka (intervenção)"Espetáculo infanto-juvenil que recorre intensivamente ao humor; descontraído, dinâmico e cheio de variedades e atrações, mostra o convívio entre três personagens: os palhaços Cara de Pau, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação. Com uma montagem rápida e versátil, o espetáculo “É Nóis na Xita”, transforma qualquer lugar em um verdadeiro circo! "
 
16h30 - Banda Sinfônica do Estado de S. Paulo (música) - Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, a Banda Sinfônica tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e também estimula a criação de novas obras para essa formação instrumental. Parte deste trabalho está registrada nos CDs Suíte Tropical (2003) e Fantasia Amazônica (2004). Composta por 82 instrumentistas, tem direção artística e regência titular do maestro Marcos Sadao Shirakawa e está sob a gestão do Instituto Pensarte, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.
ESPAÇO CULTURAL CINE SANTANA
 
Dia 19/05
19h - Crattos (música)Originou-se na cidade de São José dos Campos em 2010 com Felipe W (atual vocalista), a principal proposta da banda sempre foi a de músicas autorais embora tenha tido um desvio em meados de 2010 quando a proposta principal se tornou secundária e a Banda começou a ganhar seu espaço com Covers acústicos. No início de 2011, com uma nova formação volta com músicas autorais mais trabalhadas e maduras. Hoje a banda se encontra em processo de produção de seu primeiro CD.
 
20h30 - Beatles Cover (música)Vestidos e produzidos a caráter (ternos e perucas) e com réplicas dos instrumentos dos “Beatles” a Banda Mr. Johnny enfatiza em seu show as três fases musicais do Quarteto de Liverpool. Foi eleita a melhor banda Cover dos Beatles no ano de 2003, em um evento realizado em Santos com mais de 15 bandas de todo o estado de São Paulo.
 
22h - Banda Anoxica (música) A banda surgiu em São José dos Campos, faz um som calcado no hardcore de linhas melodiosas, com temas que falam sobre o cotidiano da geração de hoje. A linha vocal da cantora Patrícia traz ao som do Anoxika uma suavidade e leveza, próprias da voz feminina, porém sem tirar o peso e a agressividade característica da banda. O CD “As fadas morrem ao Amanhecer” mostra um repertório de músicas marcantes, pesadas e melódicas. Uma ótima opção para os fãs de hardcore e de rock em geral.
 
23h30 - Ave Cesar Pope Show (música) – O projeto tem o objetivo de promover a música brasileira e apresentar um espetáculo alegre e divertido em que o público desfruta de uma viagem pelo amplo repertório do artista. Com intuito de divulgar a diversidade cultural brasileira, o espetáculo transita pelos mais variado ritmos e traz uma temática urbana com sonoridade étnica e moderna. A finalidade é presentear o público com canções em que a sensibilidade e a energia rítmicas e juntam num espetáculo único por seu caráter inovador.
 
Dia 20/05
11h - Grupo Viola Divina (música) – Grupo de amigos com o mesmo gosto musical e objetivo, se encontram diariamente para colocar em prática algo que para eles é mágico, através do prazer de tocar viola e relembrar sua raiz, permitindo ao público um grande prazer em se encontrar com a boa música caipira. O grupo composto por 15 violeiros, entre eles engenheiros, professores e empresários, sendo 4 vozes e  11 violas vem com um rico repertório da música sertaneja visando a qualidade da boa música raiz.
 
14h30 - Nando Luz Acústico (música) – O músico, cantor e compositor apresenta seu novo show com um trabalho consolidado ao longo de três décadas, trazendo neste repertório canções próprias, em formato acústico, que representam diversas fases de sua carreira. O cantor que já participou de projetos significativos da música popular brasileira e dividiu o palco com nomes como Flávio Venturini, Nando Reis, Toni Garrido, Vânia Bastos, Lô Borges, entre outros, também mostra releituras de canções de Jorge Mautner, Péricles Cavalcanti, Lenine, entre outros.
 
16h - Banda Voltz (música) – Banda independente criada em São José dos Campos em 1999. Em seus 12 anos de trajetória, conquistou diversos prêmios em vários festivais. Venceu o concurso do Guaraná Antártica Street Festival/2007, com parceria da Som Livre, possibilitando a gravação do CD”Um Novo Sol”. O grupo participou de vários programas de TV e tem 04 videoclips veinculados na MTV e no Multishow. Em comemoração aos 12 anos de trabalho, gravaram ao vivo o show “Voltz – 12 anos ao vivo”, resultando num Box duplo de CD / DVD que acabou de ser lançado. Neste show a banda valoriza ainda mais suas canções, criando assim um clima intimista e envolvente, que convida a platéia para dentro do seu universo pop/rock.
ESPAÇO MÁRIO COVAS
 
Dia 19/05
18h - Raul de Sá - Piano e MPB (música) – Sendo tão rica e cheia de compositores e interpretes de talento, como é a nossa Música Popular Brasileira, não é difícil encontrar uma infinidade de obras de rara beleza e emoção. Existem inúmeras formas e possibilidades de se apresentar essas obras, com diversas formações musicais e instrumentos, os mais variados. Sendo assim, a idéia é apresentar ao público um repertório que contemple as chamadas obras já conhecidas, como também aquelas não tão bem conhecidas
 
19h30 - Denílson de Paula Trio (música) – Denílson de Paula Trio vem desenvolvendo sua carreira desde outubro de 2010, com a proposta de fazer música instrumental misturando diferentes idéias, ritmos, informações e influências musicais, valorizando a criação em conjunto e buscando sempre sua própria identidade musical.
 
21h - Quasar - Emepebeando na MPB (música) – O musical Quasar tem como concepção, divulgar a música brasileira com suas variedades de tendências e estilos, mesclado assim musicas inéditas com musicas de compositores da nossa MPB, o quarteto de cordas e voz, vem se apresentando em vários Centros Culturais, Fundações, SESC, escolas públicas e outros. O objetivo é levar as comunidades mais carentes e despertar o desenvolvimento musical na juventude.
IGREJA SÃO BENEDITO 
 
Dia 19/05
19h - Recital Brasilidade (música) – Recital com repertório montado exclusivamente com obras de compositores brasileiros, com breves explanações sobre a vida e a obra dos compositores, e a importância do repertório brasileiro tanto no Brasil como no restante do mundo. As obras são compostas especificamente para flauta e o piano, com exceção das obras de Carlos Gomes, Villa Lobos e Pixinguinha, que são possíveis de serem apresentadas com essa formação, ou foram arranjadas e ou adaptadas para a mesma.
 
20h30 - Duo Brasileiríssimo (música) – O Duo nasceu graças a um ocasional encontro entre Mateus Bustamante e Márcio Oliveira, que iniciaram na mesma época um curso de graduação em Educação Musical. Sem grandes pretensões se reuniram para tocar e estudar, e em menos de três meses já estavam executando um belo repertório com arranjos próprios. Desde então, o Duo vem se apresentando na região. O Duo chega ao mercado com a proposta de atuar no mercado fazendo uma ponte entre o violão clássico e o violão popular.
 

Serviço: Parque da Cidade – Av. Olivo Gomes, 100 – Santana. Teatro Municipal – Rua Rubião Júnior, 84 – 3º Piso – Shopping Centro - Centro. Espaço Cultural Cine Santana – Av. Rui Barbosa, 2005. Santana. Espaço Mário Covas – Praça Afonso Pena, 29 - Centro. Igreja São Benedito – Largo São Benedito, s/nº - Centro (próximo a Praça Afonso Pena) Informações: (12) 3924-7346.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome e e-mail para retorno!!!