25 a 27.05.12 - V Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, em São Francisco Xavier


Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, de 25 a 27 de maio, o Festival promove o encontro de nomes como Domingos Pellegrini, Carlos Eduardo Novaes, Marcos Augusto Gonçalves, João Paulo Cuenca e Maitê Proença, com leitores, estudantes e professores.

Na programação, autores que apresentam novas obras nos próximos meses. João Paulo Cuenca lança, em maio, A última madrugada, coletânea de crônicas publicadas entre 2003 e 2010. Ana Miranda publica, no segundo semestre, biografia de Xica da Silva, que integra coleção coordenada pelo historiador Eduardo Bueno. Flávio Carneiro lança, em outubro, o infantil Devagar e Divagando, pela editora Rocco, com ilustrações de Roger Mello.

José Castello leva às prateleiras, até o fim de 2012, duas coletâneas: Sábados Inquietos, pela Leya, e As feridas de um leitor, pela Bertrand Brasil. O autor também trabalha em ensaio com o título provisório de Aura. O livro, sobre o nascimento dos escritores, tem como base uma releitura de Robinson Crusoe, de Daniel Defoe, primeiro romance lido por Castello, aos nove anos de idade. Maitê Proença edita o livro colaborativo É duro ser cabra na Etiópia, com lançamento no final do ano, pela editora Nova Fronteira.

Outros escritores estão debruçados em novos livros. Paulo Scott se dedica a Ithaca Road, que integra o projeto Amores Expressos, da Cia. Das Letras. Flávio Carneiro trabalha em romance policial e conta as novas aventuras da dupla de detetives do livro Campeonato, de 2002. Marcelo Ferroni também escreve romance policial, com lançamento previsto para o final de 2013.

Entre os destaques ainda estão nomes como Domingos Pellegrini, Carlos Eduardo Novaes, Marcos Augusto Gonçalves, Rubens Figueiredo e Zeca Baleiro. Em meio à turnê brasileira do álbum O CD do ano, recém-lançado, Baleiro apresenta-se como cantor e escritor. Participa, no sábado (26/5), às 15h, da tenda dos escritores e às 22h, faz show no palco principal.

As atividades são concentradas no centro do distrito. A tenda principal, montada na Praça Cônego Antônio Manzi, recebe escritores e público para debates temáticos mediados por Cadão Volpato, enquanto a tenda dos estudantes possibilita o encontro de autores e alunos de escolas pré-agendadas. A programação ainda inclui atividades para as crianças, na Biblioteca Solidária; shows, no palco principal e no Photozofia Arte & Cozinha, e oficinas exclusivas para professores e estudantes maiores de 18 anos. As aulas são realizadas na EMEF Profª Mercedes Rachid Edwards. Pela manhã, ruas e praças da cidade recebem o projeto Poesia Viva na Mantiqueira, intervenção poética da Cia Nós Duas, do Vale do Paraíba.

Uma loja da Livraria Saraiva é montada na praça principal, onde ficam à venda títulos dos autores presentes no Festival. Após as atividades, o local recebe os escritores para sessões de autógrafo.

Tenda principal – O primeiro debate do Festival, no sábado (26/5), às 11h, coloca lado a lado Carlos Eduardo Novaes (Candido Urbano Urubu e Redemptoris: A Saga do Cristo Desaparecido) e Flávio Carneiro (A Distância das Coisas e A Ilha), em mesa que tem como tema Literatura & Entretenimento.

Às 15h, Zeca Baleiro, autor do livro de crônicas Bala na Agulha - reflexões de boteco, pastéis de memória e outras frituras, que também tem na bagagem o livro de canções Souvenir Made in Hong Kong, conversa com o público sobre o seu lado escritor.

A última mesa do dia, às 17h30, reúne José Castello (Vinicius de Moraes: O Poeta da Paixão e Ribamar) e os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2011, Rubens Figueiredo (Passageiro do Fim do Dia) e Marcelo Ferroni (Método Prático da Guerrilha), para falar sobre ficção e realidade e responder à pergunta: Em que medida uma interfere na outra?

No domingo (27/5), às 11h, Maitê Proença (Entre Ossos e a Escrita e Uma Vida Inventada) e Carola Saavedra (Paisagem com Dromedário e Flores azuis), conversam sobre A Mulher na Escrita ao Longo dos Tempos.

Maitê, que grava o remake Gabriela, da TV Globo, também está em fase de captação de recursos para encenar a peça Á beira do abismo me cresceram asas, de sua autoria.

Às 14h, a mesa tem como tema Os Novos Romancistas Brasileiros e a Reciclagem da História Política Contemporânea. Entre os escritores estão Paulo Scott, com Habitante Irreal, lançado no final de 2011 e Ronaldo Wrobel, autor de Traduzindo Hannah, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2010, além de Liniane Brum. A escritora acaba de publicar, pela Editora Arquipélago, seu título de estreia Antes do Passado – O silêncio que vem do Araguaia, e já pensa em um segundo livro, uma ficção inspirada em alguns dos personagens encontrados ao longo da pesquisa para a primeira obra.

A última mesa, às 16h, será com Marcos Augusto Gonçalves, que lançou, em fevereiro, 1922 – A Semana que Não Terminou e fala sobre os 90 anos da semana de 22.

Tenda dos Estudantes – No sábado, às 11h30, Domingos Pellegrini apresenta Saques e Toques – Poesia para Ver, Ouvir, Sentir e Pensar, uma exibição de poesias haicais. O escritor, que lançou no ano passado o romance Herança de Maria e o juvenil Estação Brasil, tem como próximo livro, o infantil Hospital de Brinquedos, da Geração Editorial.

Às 15h30, João Paulo Cuenca fala sobre A última madrugada e, às 18h, os estudantes conversam com Tatiana Salem Levy sobre Dois Rios, que também será publicado em Portugual e na Itália. Em agosto, a escritora publica infantil sobre o Curupira, pela editora Tinta da China.

No domingo, às 11h30, o bate-papo é com Vinícius Campos. O autor lança, durante o Festival, O Amor nos Tempos do Blog. Sucesso de público e crítica na Argentina, o livro chega ao Brasil, pela Companhia das Letras. Radicado em Buenos Aires há sete anos, Vinicius publica no país o infanto-juvenil com título provisório Agentes DF, editado pela Ediciones B. O autor também trabalha em um novo livro, intitulado Como ser feliz na Paraíba?.

Às 14h30, Ana Miranda conversa com os estudantes sobre Dias & Dias. A escritora também chega às livrarias, ainda esse semestre, com o infanto-juvenil Carta da vovó e do vovô. Na sequencia, às 16h30, o convidado é o Ricardo Azevedo, para falar sobre O chute que a bola levou. Azevedo lança, em julho, pela editora Moderna, uma nova versão de Lúcio vira bicho, antigo sucesso da Cia. das Letras, reescrito como O Motoqueiro que virou bicho.

A Tenda dos Escritores, destinada a alunos de escolas previamente agendadas, para bate-papos com autores, também é aberta ao público do Festival, que participa das conversas mediante a retirada de senha.

Shows – A cerimônia de abertura, na sexta-feira (25.05), às 20h, é seguida de show da turma do Biribinha, companhia fundada por Teófanes Silveira (Biribinha) há 33 anos, tem como características o palhaço tradicional e a música inusitada. Com mais de 20 anos de carreira, Peleco, cantor e compositor de São José dos Campos, faz show de MPB, às 21h, no palco principal. Às 23h, o público é convidado a assistir o stand up comedy de Marcos Castro, Meu número. No roteiro do show estão assuntos como mitologia, reforma ortográfica e interpretação dos sonhos.

No sábado (26.05), às 16h30, o coreto é palco para o show Acenando com Bandeira, um passeio do cantor e compositor baiano Nando Luz, pelo universo poético de Manuel Bandeira. Às 20h30, o Photozofia abre espaço para o show Uma toada para João e Maria, o amor segundo Chico Buarque, que conta e canta a história de um casal desde a primeira troca de olhares, e tem como fio condutor as músicas de Chico Buarque.

Às 22, Zeca Baleiro faz uma retrospectiva da carreira, no show Zeca Baleiro e Banda, no palco principal. No repertório, estão canções já consagradas como Salão de Beleza, Babylon, Telegrama, Quase Nada e Vai de Madureira. Além de músicas do novo cd O Disco do Ano, entre elas, Calma Aí, Coração, Nada Além, Tattoo, Último Post e Ela Não se Parece com Ninguém.

Domingo (27.05), às 11h, o coreto recebe o espetáculo O Lobo que Queria Ser Príncipe, uma viagem pelo mundo dos clássicos da literatura infantil. A Orquestra Piraquara de Viola Caipira, de São José dos Campos, se apresenta, às 17h, sob a regência do maestro Ruy Torneze.

Atividades Infantis – No sábado e no domingo, as crianças podem participar de atividades que tratam a literatura de maneira lúdica, na Biblioteca Solidária, sempre às 12h e às 14h.

Oficinas – Durante o Festival também serão ministradas as oficinas Literatura, mídia e educação, com Clóvis Bulcão e Da imagem à palavra: enredos possíveis, com Carla Caruso. As aulas são destinadas a professores de escolas públicas e privadas de São Paulo e a estudantes maiores de 18 anos, previamente inscritos. Carla, que recebeu, em 2010, o Jabuti pelo Almanaque dos sentidos, deve lançar, no segundo semestre, o Almanaque da Palavra. Bulcão publica, ainda no primeiro semestre, Contando a História. O escritor está debruçado na biografia da família Guinle, responsável pela construção do Porto de Santos.

V Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura

Data: 25, 26 e 27/5 (sexta, sábado e domingo)

Local: Praça Cônego Antonio Manzi, centro de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (138 km de São Paulo e 59 km de São José dos Campos).

Capacidade das tendas:

- Principal: 500 lugares

- Estudantes: 300 lugares

- Photozofia Arte & Cozinha: 100 lugares (Lgo. São Sebastião, 105, Centro. Tel.                         12 3926-1406            )

Ingressos: gratuitos (retirar senha para as mesas, atividades infantis e shows uma hora antes do início das atividades na bilheteria do evento, na praça principal)

Como chegar: De São Paulo, siga para São José dos Campos pela Via Dutra BR-116 ou pela Rodovia Carvalho Pinto SP-70. De São José dos Campos, o principal acesso é pela SP-50, estrada velha de Campos do Jordão, até chegar à cidade de Monteiro Lobato. Siga pela SJC-150, Estrada Vereador Pedro David até São Francisco Xavier.

Uma linha especial de ônibus de São José dos Campos a São Francisco Xavier vai levar o público visitante ao evento. Saídas a cada uma hora, do Parque da Cidade Roberto Burle Marx - Av. Olívo Gomes, nº 100, bairro Santana.



O evento tem a curadoria de André Sturm, inclusive sobre a programação realizada no Photozofia Arte & Cozinha que há 5 anos cede o espaço GRATUITAMENTE. O Photozofia acredita que este é um evento cultural importante na formação da comunidade de São Francisco Xavier e de seus visitantes.
O Photozofia  estará aberto para almoço e jantar, de quarta à sexta a partir das 16h, sábado e domingo às 12h.
Sopas quentes, empanadas à moda argentina, vinhos, massas artesanais, peixes, cordeiros e deliciosas sobremesas.


--

                              
Largo São Sebastião, 105 - São Francisco Xavier
São Paulo - CEP 12249-000 - inf.: 012 3926 1406

TRANSPORTE GRATUITO PARA O FESTIVAL DA MANTIQUEIRA
Parque da Cidade – Roberto Burle Marx
Av. Olívio Gomes, Nº 100 – Santana
1º dia – 25 de maio – Saída e Chegada de SJC e SFX
SAÍDA     LOCAL     CHEGADA     LOCAL
18h00     Parque Burle Marx     19h30     São Francisco Xavier
18h30     Parque Burle Marx     20h00     São Francisco Xavier
19h00     Parque Burle Marx     20h30     São Francisco Xavier
19h30     Parque Burle Marx     21h00     São Francisco Xavier
21h30     São Francisco Xavier     23h00     Parque Burle Marx
22h30     São Francisco Xavier     00h00     Parque Burle Marx
23h30     São Francisco Xavier     01h00     Parque Burle Marx
00h00     São Francisco Xavier     01h30     Parque Burle Marx
2º dia – 26 de maio – saídas de São José dos Campos p/ São Francisco Xavier
SAÍDA     LOCAL     CHEGADA     LOCAL
09h00     Parque Burle Marx     10h30     São Francisco Xavier
10h00     Parque Burle Marx     11h30     São Francisco Xavier
10h30     Parque Burle Marx     12h00     São Francisco Xavier
11h00     Parque Burle Marx     12h30     São Francisco Xavier
11h30     Parque Burle Marx     13h00     São Francisco Xavier
12h00     Parque Burle Marx     13h30     São Francisco Xavier
12h30     Parque Burle Marx     14h00     São Francisco Xavier
13h00     Parque Burle Marx     14h30     São Francisco Xavier
13h30     Parque Burle Marx     15h00     São Francisco Xavier
14h00     Parque Burle Marx     15h30     São Francisco Xavier
15h00     Parque Burle Marx     16h30     São Francisco Xavier
16h00     Parque Burle Marx     17h30     São Francisco Xavier
17h00     Parque Burle Marx     18h30     São Francisco Xavier
18h00     Parque Burle Marx     19h30     São Francisco Xavier
19h00     Parque Burle Marx     19h30     São Francisco Xavier
20h00     Parque Burle Marx     21h30     São Francisco Xavier
2º dia – 26 de maio – saídas de São Francisco Xavier p/ São José dos Campos
SAÍDA     LOCAL     CHEGADA     LOCAL
12h00     São Francisco Xavier     13h30     Parque Burle Marx
13h00     São Francisco Xavier     14h30     Parque Burle Marx
14h00     São Francisco Xavier     15h30     Parque Burle Marx
15h00     São Francisco Xavier     16h30     Parque Burle Marx
16h00     São Francisco Xavier     17h30     Parque Burle Marx
17h00     São Francisco Xavier     18h30     Parque Burle Marx
18h00     São Francisco Xavier     19h30     Parque Burle Marx
19h00     São Francisco Xavier     20h30     Parque Burle Marx
20h00     São Francisco Xavier     21h30     Parque Burle Marx
21h00     São Francisco Xavier     22h30     Parque Burle Marx
22h00     São Francisco Xavier     23h30     Parque Burle Marx
23h00     São Francisco Xavier     00h30     Parque Burle Marx
23h30     São Francisco Xavier     01h00     Parque Burle Marx
00h00     São Francisco Xavier     01h30     Parque Burle Marx
00h00     São Francisco Xavier     01h30     Parque Burle Marx
00h30     São Francisco Xavier     02h00     Parque Burle Marx
3º dia – 27 de maio – saídas de São José dos Campos p/ São Francisco Xavier
SAÍDA     LOCAL     CHEGADA     LOCAL
08h00     Parque Burle Marx     09h30     São Francisco Xavier
08h30     Parque Burle Marx     10h00     São Francisco Xavier
09h00     Parque Burle Marx     10h30     São Francisco Xavier
09h30     Parque Burle Marx     11h00     São Francisco Xavier
10h00     Parque Burle Marx     11h30     São Francisco Xavier
10h30     Parque Burle Marx     12h00     São Francisco Xavier
11h00     Parque Burle Marx     12h30     São Francisco Xavier
12h00     Parque Burle Marx     13h30     São Francisco Xavier
13h00     Parque Burle Marx     14h30     São Francisco Xavier
14h00     Parque Burle Marx     15h30     São Francisco Xavier
14h30     Parque Burle Marx     16h00     São Francisco Xavier
3º dia – 27 de maio – saídas de São Francisco Xavier p/ São José dos Campos
SAÍDA     LOCAL     CHEGADA     LOCAL
12h00     São Francisco Xavier     13h30     Parque Burle Marx
13h00     São Francisco Xavier     14h30     Parque Burle Marx
14h00     São Francisco Xavier     15h30     Parque Burle Marx
15h00     São Francisco Xavier     16h30     Parque Burle Marx
16h00     São Francisco Xavier     17h30     Parque Burle Marx
17h00     São Francisco Xavier     18h30     Parque Burle Marx
17h30     São Francisco Xavier     19h00     Parque Burle Marx
18h00     São Francisco Xavier     19h30     Parque Burle Marx
18h30     São Francisco Xavier     20h00     Parque Burle Marx
19h00     São Francisco Xavier     20h30     Parque Burle Marx
19h30     São Francisco Xavier     21h00     Parque Burle Marx
OBS: a quantidade de ônibus será vista conforme a necessidade de transporte da população.
Serviço: Espaço Cassiano Ricardo | Tenda Principal | Coreto | Gramado: Praça Cônego Manzi, Centro. / Biblioteca Solidária | Oficinas Literárias: Rua 15 de Novembro – Centro. / Tenda dos Estudantes: Rua 7 de Setembro, Centro. / Photozofia: Largo São Sebastião, 105 – Centro / Distrito de São Francisco Xavier – São José dos Campos/SP. Informações: 3924-7349

26 e 29.05.12 - lançamento do livro "Relatos e Devaneios" - Pedro Ernesto Cursino

O poeta Pedro Ernesto Cursino lançará seu livro "Relatos e Devaneios", durante o Festival da Literatura - Diálogos da Mantiqueira, em São Francisco Xavier, na Tenda da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, no sábado, dia 26/05/12, às 18h30.

E também no JukeBox Bar, em São José dos Campos, na terça-feira seguinte, 29/05/12, a partir das 20h30.

Cumprimentos, elogios, perguntas, pré-venda, reserva de exemplar: aquijaz@hotmail.com ou bea2010@gmail.com .

Programação e convite no Facebook:
http://www.facebook.com/events/284237248334600/


Queridos BIPs:


Conseguimos, em primeira mão, uma prévia da programação do FESTIVAL DA LITERATURA  - DIÁLOGOS COM A MANTIQUEIRA - 2012, em São Francisco Xavier:



25/05 Sexta-feira:  
10h  - Projeto " Poesia Viva na Mantiqueira", nas praças e ruas da cidade.
17h -  Oficina para professores, com Clóvis Bulcão: "Literatura, Mídia e Educação – na EMEF Mercedes Rachid Edwards
17h - Oficina para estudantes, com Carla Caruso: "Da Imagem à Palavra: Enredos Possíveis" – na EMEF Mercedes Rachid Edwards
20h - Cerimônia de abertura na Tenda Principal
21h - Show com "Peleco" – no Gramado
23h - Stand Up com Marcos Castro: "Meu Número" – no Photozofia.

26/05 Sábado
10h  - Projeto " Poesia Viva na Mantiqueira", nas praças e ruas da cidade.
11h - Carlos Eduardo Novaes e Flavio Carneiro: "Literatura & Entretenimento” – na  Tenda Principal
11h30 - Domingos Pellegrini: “Saques e Toques - Poesia para Ver, Ouvir, Sentir e Pensar” – na Tenda dos Estudantes
13h - Show: “As Incríveis Memórias de Um Livro" – Cia. Teatral Relicário de Histórias (Marcela Puppio) - no Coreto
14h - Oficina: Colagem, com Silvio Alvarez, na Biblioteca Solidária
15h  - Zeca Baleiro - na Tenda Principal
15h30 - João Paulo Cuenca, na Tenda dos Estudantes
16h30 - Show "Acenando com Bandeira", no Coreto
17h30 - José Castello, Rubens Figueiredo e Marcelo Ferroni: "Ficcção e realidade: em que medida uma interfere na outra?”, na Tenda Principal
18h - Tatiana Salem Levy, na Tenda dos Estudantes
20h30 - Show "Toada para João e Maria - O Amor Segundo Chico Buarque", no Photozofia
22h – Show "Zeca Baleiro e Banda” - no Gramado.

27/05 Domingo
9h e 10h - Projeto "Poesia Viva na Mantiqueira" nas praças e ruas da cidade
11h - Maitê Proença e Carola Saavedra: "A mulher na escrita ao Longo dos tempos", na Tenda Principal
11h30 - Vinicíus Campos, na Tenda dos Estudantes
12h - "Rimas Encantadas a La Cordel - Cia de teatro A Blau quer falar” (Marcela Puppio), na Biblioteca Solidária
13h - Show: " O Lobo que queria ser Príncipe” - no Coreto
14h - Paulo Scott, Liniane Brum e Ronaldo Wrobel: "Os Novos Romancistas Brasileiros e a Reciclagem da História Política contemporânea", na Tenda Principal,
14h - Projeto "Poesia Viva na Mantiqueira”, nas praças e ruas da cidade
14h - Oficina: "Fazer um Livro", com Laura Teixeira, na Biblioteca Solidária
14h30 - Ana Miranda, na Tenda dos Estudantes
16h - Marcos Augusto Gonçalves, na Tenda Principal
16h30 - Ricardo Azevedo, na Tenda dos Estudantes
17h30 - Orquestra Piraquara de Viola Caipira, no Coreto.

PROGRAMAÇÃO VIRADA CULTURAL PAULISTA 2012 - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

São José dos Campos - SP

PROGRAMAÇÃO VIRADA CULTURAL PAULISTA 2012



Programação:
 
PARQUE DA CIDADE
 
Dia 19/05
 
18h30 - DJ Dom KB (música) "Dedicado pesquisador musical de grooves raros, o DJ Don KB, foi dono do renomado clube Jive que figurou entra as melhores baladas durante os 10 anos de existência. Ali trouxe à baila uma arca de raridades garimpadas do tesouro da música brasileira e que instituiu o samba-rock; ritmo esquecido do final da década de 70 e início de 80, como novo estilo musical que hoje permeia a programação da maioria dos clubes e baladas do Brasil inteiro.
 
19h30 - Apanhador Só (música)"Formado por Alexandre Kumpinski (voz e guitarra), Felipe Zancanaro (guitarra), Fernão Agra (baixo) e Martin Estevez (bateria), o Apanhador Só demonstra impressionante destreza para fundir referências que vão da MPB ao pós-rock, sempre acompanhado de sua charmosa sucata percussiva. Com petardos como ""Um Rei e o Zé"", ""Prédio"" e ""Balão-de-Vira-Mundo"", a banda ocupou um grande número de listas de melhores discos nacionais de 2010."
 
20h30 - Irmãos Becker – Malabares (intervenção) - Passeando entre as pessoas com suas respectivas malas, dois malabaristas cômicos retiram delas diversos materiais que serão o mote para a interação com o público.
 
21h - Fernando e Fabiano (música)Em 2002, o álbum “Dona da minha vida” consolidou o nome Fernando e Fabiano, com músicas românticas como o sucesso “Baby sempre te amei”. Trabalho, união, dedicação e profissionalismo constroem a carreira da dupla. O show é composto por um repertório alegre, com canções próprias, bem como hits de sucesso, transitando por vários ritmos da música sertaneja.
 
22h - Irmãos Becker – Malabares (intervenção) - Passeando entre as pessoas com suas respectivas malas, dois malabaristas cômicos retiram delas diversos materiais que serão o mote para a interação com o público.
 
22h30 - Luiza Possi (música)"A cantora lançou seu primeiro cd ""Eu Sou Assim"", em 2002. Comemora 10 anos de carreira com o lançamento do projeto “Seguir Cantando”, seu sexto cd e segundo dvd, que conta com as participações de Zizi Possi, Thiaguinho e Ivete Sangalo. Segue turnê pelo Brasil com repertorio baseado no novo trabalho com musicas como “Ainda É Tudo Seu”, “Deixa Estar” e ainda os sucessos: “Tudo Que Há de Bom”, “Eu Espero” e “Tudo Certo”. A banda que acompanha a cantora é formada pelos músicos Bruno Coppini (baixo), Ramon Montagner (bateria), Will Bone (metais), Conrado Goys (guitarra e violão)."
 
23h30 - Irmãos Becker – Malabares (intervenção) - Passeando entre as pessoas com suas respectivas malas, dois malabaristas cômicos retiram delas diversos materiais que serão o mote para a interação com o público.
 
 
Dia 20/05
0h - Móveis Coloniais de Acaju (música)Fácil de gostar, difícil de classificar! Assim é a banda Móveis Coloniais de Acaju. Aclamada por suas apresentações ao vivo, o grupo tem mostrado uma nova força nas ações pela Internet. A gravação ao vivo do videoclipe da música “O tempo” concorreu a melhor clipe e webclipe pelo MTV VMB 2011. Em produção de seu terceiro disco, o grupo traz repertório de seus dois discos (presentes no DVD ao vivo - 2011) e renovado por novas composições.
 
1h30 - DJ Dom KB (música) "Dedicado pesquisador musical de grooves raros, o DJ Don KB, foi dono do renomado clube Jive que figurou entra as melhores baladas durante os 10 anos de existência. Ali trouxe à baila uma arca de raridades garimpadas do tesouro da música brasileira e que instituiu o samba-rock; ritmo esquecido do final da década de 70 e início de 80, como novo estilo musical que hoje permeia a programação da maioria dos clubes e baladas do Brasil inteiro.
 
14h - Fiandeiras da Palavra (contação de histórias) O  grupo surgiu no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, e iniciou suas atividades em 2010, a partir da parceria firmada entre as contadoras de histórias Cíntia Moreira e Flávia D'Ávila, que juntas montaram o espetáculo Histórias que o Vento me Contou... sendo apresentado em São José dos Campos, Jacareí e no Simpósio Internacional de Contadores de Histórias no SESC de Copacabana, Rio de Janeiro. Em 2011, com o intuito de dar continuidade à parceria, nasceu o espetáculo A morte, a rosa, a cantiga  contos de amor sobre a força feminina. Neste trabalho, a musicista Cristiane Celly passou a integrar o grupo, assumindo a direção musical dos espetáculos.  
 
15h - Grupo Paranga (música)  - Com o show “Tributo a Elpídio dos Santos”, em comemoração ao centenário do compositor, o Paranga reverencia sua obra e aproveita para homenagear também o centenário do cineasta Mazzaropi, já que Elpídio era o compositor das trilhas sonoras dos seus filmes. O repertório, cuidadosamente escolhido, conta com arranjos de seu filho Negão dos Santos, que permitem uma releitura atualizada de suas composições.
 
16h - Cia. Buzum – Darwinbr (intervenção)A idéia central do espetáculo Filhotes do Brasil é a relação dos pais com seus filhotes, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Desta forma, queremos colocar as crianças em contato com a relação de sobrevivência na floresta Amazônica, habitat escolhido para ambientação. O diferencial do espetáculo vem com a construção dos bonecos - todos feitos de material orgânico, como cabaças, peneiras, buchas vegetais etc
 
16h30 - Casuarina (música)Eleito melhor grupo de samba do Brasil em 2010 no Prêmio da Música Brasileira, o principal do país - o grupo Casuarina chega aos 10 anos em 2011. Desde 2001 na estrada, o quinteto lança seu quarto disco, “Trilhos/Terra Firme” (Superlativa/Warner Music). Formado por Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (tantan e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais), o Casuarina projetou-se a partir da Lapa carioca para todo o Brasil e, também, para outros países, como Bélgica, Eslovênia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Israel, Suécia e Angola, locais em que se apresentou em suas cinco turnês internacionais.
 
17h30 - Cia. Buzum – Darwinbr (intervenção)  - A idéia central do espetáculo Filhotes do Brasil é a relação dos pais com seus filhotes, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Desta forma, queremos colocar as crianças em contato com a relação de sobrevivência na floresta Amazônica, habitat escolhido para ambientação. O diferencial do espetáculo vem com a construção dos bonecos - todos feitos de material orgânico, como cabaças, peneiras, buchas vegetais etc
 
18h - Dominguinhos (música)Luiz Gonzaga deu o tom e Dominguinhos seguiu a melodia da sanfona. Mais do que aprender, o discípulo inovou a arte do mestre! Dominguinhos deu a sanfona sotaques novos e diferentes. Não abandonou o baião do seu padrinho, mas também não deixou de passear em outras praias da música brasileira. O trabalho de Dominguinhos é mais uma prova de que pouco importa o sotaque ou origens quando trata de fazer música. No Universo dos sons e dos ritmos o que conta mesmo é a sensibilidade, responsável pela emoção, e o talento, capazes de transformar idéias e conceitos em obras de arte.
TEATRO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
 
Dia 19/05
18h - Abertura Oficial "O espetáculo é a décima obra criada por Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Neste trabalho, o grupo aprofunda a questão que foi levantada no trabalho de 2010 - “Baseado em Fatos Reais”: a memória do presente, pois não é possível voltar no tempo. Uma lembrança é constituída apenas de fragmentos do que se passou, e o corpo conta o que aconteceu no exato momento do agora. Porque “A Revolta da Lantejoula” ? “Talvez porque com apenas uma única lantejoula você não enxerga o bordado, mais cada lantejoula é importante para que o bordado seja visto”. Duração: 50 minutos. Classificação Indicativa: Livre. "
 
18h30 - Ana Catarina e Ângelo Madureira (dança)Desde 2000, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira desenvolvem juntos um projeto de pesquisa investigativa para dança baseado no dialogo entre suas diferentes formações artísticas: uma erudita, outra popular. Ana, formada na técnica do Ballet Clássico e Ângelo, egresso do Balé Popular do Recife. Eles já ganharam diversos prêmios e vêm conquistando platéias e a critica especializada de todo o Brasil e do mundo. Todas as obras artísticas são resultado de um amplo processo de pesquisa onde o balé clássico, a dança contemporânea e a cultura popular se reconfiguram em uma nova linguagem. 
 
19h30 - Du Circo – Malabares (intervenção) Du Circo é um artista circense, malabarista profissional e palhaço por natureza. Sempre entretendo o público com sua técnica, carisma e cara de pau, por muitos anos foi professor de malabares e participou de diversas convenções e encontros de malabarismo e circo brasileiros, europeus, chilenos e argentinos.
 
20h30 - Tuia Lencioni (música) Depois de 11 anos a frente do Dotô Jéka, o cantor e compositor do Vale do Paraíba Tuia, lançou seu primeiro trabalho solo “Tuia Ao Vivo”. Seu novo single/clipe da música FLOR está sendo lançado pela gravadora Sony Music. A música já está entre as três mais pedidas em Fortaleza, João Pessoa e Belo Horizonte. O disco novo está sendo gravado em SP com a produção de Maurício Cersósimo, com previsão de lançamento em junho de 2012.
 
21h30 - Du Circo – Malabares (intervenção) Du Circo é um artista circense, malabarista profissional e palhaço por natureza. Sempre entretendo o público com sua técnica, carisma e cara de pau, por muitos anos foi professor de malabares e participou de diversas convenções e encontros de malabarismo e circo brasileiros, europeus, chilenos e argentinos.
 
22h30 - Samba de Roda Nega Duda (música) O grupo surgiu em 2007 a partir da experiência que Nega Duda trouxe de sua origem Baiana à cidade de São Paulo. Os encontros com os amigos, as festas e suas cantorias nas terras paulistas revelaram peculiaridades das cantigas, da dança, das histórias que Nega Duda manifestava, gerando assim o grupo Samba de Roda Nega Duda. O grupo, além dos shows, está comprometido com a cultura baiana do Samba de Roda e sua luta pela continuidade deste patrimônio histórico e artístico da nossa cultura.
 
23h30 - Du Circo – Malabares (intervenção) Du Circo é um artista circense, malabarista profissional e palhaço por natureza. Sempre entretendo o público com sua técnica, carisma e cara de pau, por muitos anos foi professor de malabares e participou de diversas convenções e encontros de malabarismo e circo brasileiros, europeus, chilenos e argentinos.
 
Dia 20/05
0h30 - Lulina (música) - A pernambucana radicada em São Paulo é conhecida por gravar discos de forma caseira, tendo 9 álbuns distribuídos na internet desde 2001. Cristalina é a sua estréia oficial, numa compilação de seus 6 primeiros anos de produção, lançado em 2009. Cantora de voz suave, as composições de Lulina passam por temáticas lúdicas e bem-humoradas, sendo ora doces, ora sarcásticas. Em 2012 promete lançar seu segundo disco de estúdio.
 
2h - Du Circo – Malabares (intervenção) Du Circo é um artista circense, malabarista profissional e palhaço por natureza. Sempre entretendo o público com sua técnica, carisma e cara de pau, por muitos anos foi professor de malabares e participou de diversas convenções e encontros de malabarismo e circo brasileiros, europeus, chilenos e argentinos.
 
2h30 - Bem Ludmer (Stand Up) "O comediante se aproveita dos seus talentos de mágico para, junto com a comédia, surpreender os espectadores com momentos inesperados de ilusionismo atrelados ao texto e aos comentários do cotidiano. Duração: 60 minutos. Classificação Indicativa: 14 anos."
 
10h30 - Gangorra (Teatro Infantil) "É o projeto de música infantil dos músicos e compositores Vange Milliet e Paulo Lepetit, surgido espontaneamente a partir do convívio com os filhos Kim e Yuri e seus amigos. As musicas, todas de autoria do casal, tratam de temas que refletem o cotidiano, o universo e os questionamentos das crianças. Duração: 60 minutos. Classificação Indicativa: 2 anos."
 
13h - Namakaka (intervenção)"Espetáculo infanto-juvenil que recorre intensivamente ao humor; descontraído, dinâmico e cheio de variedades e atrações, mostra o convívio entre três personagens: os palhaços Cara de Pau, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação. Com uma montagem rápida e versátil, o espetáculo “É Nóis na Xita”, transforma qualquer lugar em um verdadeiro circo! "
 
13h30 - Namakaka – É nóis na xita (circo/teatro)"Espetáculo infanto-juvenil que recorre intensivamente ao humor; descontraído, dinâmico e cheio de variedades e atrações, mostra o convívio entre três personagens: os palhaços Cara de Pau, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação. Com uma montagem rápida e versátil, o espetáculo “É Nóis na Xita”, transforma qualquer lugar em um verdadeiro circo! "
 
14h30 - Namakaka (intervenção)"Espetáculo infanto-juvenil que recorre intensivamente ao humor; descontraído, dinâmico e cheio de variedades e atrações, mostra o convívio entre três personagens: os palhaços Cara de Pau, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação. Com uma montagem rápida e versátil, o espetáculo “É Nóis na Xita”, transforma qualquer lugar em um verdadeiro circo! "
 
15h - Pitanga em Pé de Amora (música) - O grupo paulistano possui um trabalho 100% autoral. Influenciados por Guinga, Chico Buarque,Tom Jobim e Pixinguinha, os cinco amigos de adolescência, compositores e intérpretes apresentam um frescor a canção popular com seus instrumentos acústicos. Ângelo Ursini (saxofone, clarinete e flauta), Daniel Altman (violão 7 cordas e voz) e Gabriel Setúbal (trompete, violão e voz) se revezam nas composições do grupo que tem Diego Casas (violão e voz) como letrista oficial. Flora Poppovic, principal intérprete, além da percussão precisa dá o toque feminino à banda com sua linda voz. Sambas, choros, frevos e canções fazem parte do repertório.
 
16h - Namakaka (intervenção)"Espetáculo infanto-juvenil que recorre intensivamente ao humor; descontraído, dinâmico e cheio de variedades e atrações, mostra o convívio entre três personagens: os palhaços Cara de Pau, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação. Com uma montagem rápida e versátil, o espetáculo “É Nóis na Xita”, transforma qualquer lugar em um verdadeiro circo! "
 
16h30 - Banda Sinfônica do Estado de S. Paulo (música) - Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, a Banda Sinfônica tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e também estimula a criação de novas obras para essa formação instrumental. Parte deste trabalho está registrada nos CDs Suíte Tropical (2003) e Fantasia Amazônica (2004). Composta por 82 instrumentistas, tem direção artística e regência titular do maestro Marcos Sadao Shirakawa e está sob a gestão do Instituto Pensarte, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.
ESPAÇO CULTURAL CINE SANTANA
 
Dia 19/05
19h - Crattos (música)Originou-se na cidade de São José dos Campos em 2010 com Felipe W (atual vocalista), a principal proposta da banda sempre foi a de músicas autorais embora tenha tido um desvio em meados de 2010 quando a proposta principal se tornou secundária e a Banda começou a ganhar seu espaço com Covers acústicos. No início de 2011, com uma nova formação volta com músicas autorais mais trabalhadas e maduras. Hoje a banda se encontra em processo de produção de seu primeiro CD.
 
20h30 - Beatles Cover (música)Vestidos e produzidos a caráter (ternos e perucas) e com réplicas dos instrumentos dos “Beatles” a Banda Mr. Johnny enfatiza em seu show as três fases musicais do Quarteto de Liverpool. Foi eleita a melhor banda Cover dos Beatles no ano de 2003, em um evento realizado em Santos com mais de 15 bandas de todo o estado de São Paulo.
 
22h - Banda Anoxica (música) A banda surgiu em São José dos Campos, faz um som calcado no hardcore de linhas melodiosas, com temas que falam sobre o cotidiano da geração de hoje. A linha vocal da cantora Patrícia traz ao som do Anoxika uma suavidade e leveza, próprias da voz feminina, porém sem tirar o peso e a agressividade característica da banda. O CD “As fadas morrem ao Amanhecer” mostra um repertório de músicas marcantes, pesadas e melódicas. Uma ótima opção para os fãs de hardcore e de rock em geral.
 
23h30 - Ave Cesar Pope Show (música) – O projeto tem o objetivo de promover a música brasileira e apresentar um espetáculo alegre e divertido em que o público desfruta de uma viagem pelo amplo repertório do artista. Com intuito de divulgar a diversidade cultural brasileira, o espetáculo transita pelos mais variado ritmos e traz uma temática urbana com sonoridade étnica e moderna. A finalidade é presentear o público com canções em que a sensibilidade e a energia rítmicas e juntam num espetáculo único por seu caráter inovador.
 
Dia 20/05
11h - Grupo Viola Divina (música) – Grupo de amigos com o mesmo gosto musical e objetivo, se encontram diariamente para colocar em prática algo que para eles é mágico, através do prazer de tocar viola e relembrar sua raiz, permitindo ao público um grande prazer em se encontrar com a boa música caipira. O grupo composto por 15 violeiros, entre eles engenheiros, professores e empresários, sendo 4 vozes e  11 violas vem com um rico repertório da música sertaneja visando a qualidade da boa música raiz.
 
14h30 - Nando Luz Acústico (música) – O músico, cantor e compositor apresenta seu novo show com um trabalho consolidado ao longo de três décadas, trazendo neste repertório canções próprias, em formato acústico, que representam diversas fases de sua carreira. O cantor que já participou de projetos significativos da música popular brasileira e dividiu o palco com nomes como Flávio Venturini, Nando Reis, Toni Garrido, Vânia Bastos, Lô Borges, entre outros, também mostra releituras de canções de Jorge Mautner, Péricles Cavalcanti, Lenine, entre outros.
 
16h - Banda Voltz (música) – Banda independente criada em São José dos Campos em 1999. Em seus 12 anos de trajetória, conquistou diversos prêmios em vários festivais. Venceu o concurso do Guaraná Antártica Street Festival/2007, com parceria da Som Livre, possibilitando a gravação do CD”Um Novo Sol”. O grupo participou de vários programas de TV e tem 04 videoclips veinculados na MTV e no Multishow. Em comemoração aos 12 anos de trabalho, gravaram ao vivo o show “Voltz – 12 anos ao vivo”, resultando num Box duplo de CD / DVD que acabou de ser lançado. Neste show a banda valoriza ainda mais suas canções, criando assim um clima intimista e envolvente, que convida a platéia para dentro do seu universo pop/rock.
ESPAÇO MÁRIO COVAS
 
Dia 19/05
18h - Raul de Sá - Piano e MPB (música) – Sendo tão rica e cheia de compositores e interpretes de talento, como é a nossa Música Popular Brasileira, não é difícil encontrar uma infinidade de obras de rara beleza e emoção. Existem inúmeras formas e possibilidades de se apresentar essas obras, com diversas formações musicais e instrumentos, os mais variados. Sendo assim, a idéia é apresentar ao público um repertório que contemple as chamadas obras já conhecidas, como também aquelas não tão bem conhecidas
 
19h30 - Denílson de Paula Trio (música) – Denílson de Paula Trio vem desenvolvendo sua carreira desde outubro de 2010, com a proposta de fazer música instrumental misturando diferentes idéias, ritmos, informações e influências musicais, valorizando a criação em conjunto e buscando sempre sua própria identidade musical.
 
21h - Quasar - Emepebeando na MPB (música) – O musical Quasar tem como concepção, divulgar a música brasileira com suas variedades de tendências e estilos, mesclado assim musicas inéditas com musicas de compositores da nossa MPB, o quarteto de cordas e voz, vem se apresentando em vários Centros Culturais, Fundações, SESC, escolas públicas e outros. O objetivo é levar as comunidades mais carentes e despertar o desenvolvimento musical na juventude.
IGREJA SÃO BENEDITO 
 
Dia 19/05
19h - Recital Brasilidade (música) – Recital com repertório montado exclusivamente com obras de compositores brasileiros, com breves explanações sobre a vida e a obra dos compositores, e a importância do repertório brasileiro tanto no Brasil como no restante do mundo. As obras são compostas especificamente para flauta e o piano, com exceção das obras de Carlos Gomes, Villa Lobos e Pixinguinha, que são possíveis de serem apresentadas com essa formação, ou foram arranjadas e ou adaptadas para a mesma.
 
20h30 - Duo Brasileiríssimo (música) – O Duo nasceu graças a um ocasional encontro entre Mateus Bustamante e Márcio Oliveira, que iniciaram na mesma época um curso de graduação em Educação Musical. Sem grandes pretensões se reuniram para tocar e estudar, e em menos de três meses já estavam executando um belo repertório com arranjos próprios. Desde então, o Duo vem se apresentando na região. O Duo chega ao mercado com a proposta de atuar no mercado fazendo uma ponte entre o violão clássico e o violão popular.
 

Serviço: Parque da Cidade – Av. Olivo Gomes, 100 – Santana. Teatro Municipal – Rua Rubião Júnior, 84 – 3º Piso – Shopping Centro - Centro. Espaço Cultural Cine Santana – Av. Rui Barbosa, 2005. Santana. Espaço Mário Covas – Praça Afonso Pena, 29 - Centro. Igreja São Benedito – Largo São Benedito, s/nº - Centro (próximo a Praça Afonso Pena) Informações: (12) 3924-7346.

Programação do SESC São José dos Campos | Maio de 2012


Programação do SESC São José dos Campos | Maio de 2012:

- Virada Cultural Paulista
- Circuito SESC de Artes, com Mariana Aydar

http://issuu.com/sescsjcampos/docs/caderno_maio_2012





Programação do SESC TAUBATÉ | Maio de 2012:

- Marcelo Jeneci
- Cleyde Yáconis (em Lorena)

http://issuu.com/sesctaubate/docs/maioissu2012?mode=window&backgroundColor=%23222222