Algumas Oficinas já estão com as vagas lotadas, mas aceitam inscrição para lista de espera.
Todas são gratuitas e de ótima qualidade.
Recomendo e frequento assiduamente!
BÊijnhos da BÊ
Programação de Janeiro a Março de 2012
Coordenação: Luiz Chalita.
9/2 a 15/3 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados que possuam conhecimento em artes plásticas, a partir de 15 anos.
Inscrições: 5/1 a 3/2.
Seleção: questionário.
15 vagas.
A proposta desta oficina é trabalhar expressivamente elementos do cotidiano, estimulando os participantes, por meio da linguagem xilográfica, a pesquisarem uma poética visual própria.
Luiz Chalita, bacharel em Desenho Industrial pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e pós-graduado pela ECA-USP, já participou de exposições de gravura nacionais e internacionais, em países como Cuba, Japão e Polônia, entre outros.
Douglas Barzon trabalha com desenho, pintura, gravura em metal e linguagens contemporâneas e atua no mercado editorial como designer gráfico e ilustrador, além de ministrar aulas de História da Arte e Desenho Artístico.
Giancarlo Ragonese é gravurista, com obras expostas no Brasil e no exterior, como Itália e Bélgica. Artista selecionado para a terceira edição do Atelier Amarelo (Secretaria de Estado da Cultura, 2007), sob a supervisão de Maria Bonomi.
Coordenação: Tatiana Baruel.
27/1 a 11/2 – sextas-feiras – 19h às 22h | sábados – 9h30 às 12h30 e 14h às 18h;
Encerramento: 12/2 – domingo – 9h30 às 12h30 e 14h às 17h.
Público: interessados em audiovisual, a partir de 15 anos.
Inscrições: 5 a 25/1.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
A oficina propõe a apresentação das principais etapas para a elaboração de um roteiro de ficção e, por meio de exercícios de criação, a produção de roteiros de curtas-metragens pelos próprios participantes.
Tatiana Baruel, graduada em Rádio e TV pela Unesp, é roteirista e coordenadora de projetos culturais e de entretenimento premiados, como "Missão Triplo R" e "Encantos e Malassombras de Jacarehy", além de autora do livro ficcional "O Que se Conta Daqui".
WORKSHOP DE STOP MOTION
Coordenação: PiuDip.
21/1 – sábado – 9h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30.
Público: fotógrafos em processo de formação e interessados atuantes da área audiovisual que possuam notebook e câmera fotográfica digital, a partir de 18 anos.
Inscrições: 5 a 20/1.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
O workshop propõe a apresentação teórica e a prática da linguagem fotográfica do Stop Motion – transformação de imagens estáticas em imagens em movimento –, que viabiliza a produção de curtas por meio da edição de fotos em um software específico.
Fotógrafo há trinta anos, PiuDip atua nas áreas de publicidade, jornalismo, natureza, shows e espetáculos e como freelancer em publicações tais como “O Estado de S. Paulo”, “Folha de S.Paulo” e “Veja”.
CICLO DE FILMES: CLÁSSICOS DO TERROR E SUSPENSE
Curadoria: Auira Ariak.
2 a 30/3 – sextas-feiras.
Indicação: a partir de 16 anos.
20 vagas por exibição (retirar convites até meia hora antes do início da sessão).
Programa:
Dia 2 – 19h:
“Doc Moloch – Cine Santana” (Wagner Moloch, 2011, 84’). Um registro sobre um antigo cinema da cidade de São José dos Campos, o Cine Santana, com quase 60 anos.
Dia 9 – 19h:
“A Maldição dos Mortos Vivos” (“The Serpent and the Rainbow”, Wes Craven, 1987, 94’). Um antropólogo vai ao Haiti investigar rumores sobre uma droga utilizada por praticantes de magia negra para transformar pessoas em zumbis.
Dia 16 – 19h:
“O Homem Invisível” (“The Invisible Man”, James Whale, 1933, 68’). Com notáveis efeitos especiais para a época, este filme é a primeira, e mais famosa, adaptação para o cinema do romance de H.G. Wells, sobre um cientista que descobre o segredo da invisibilidade.
Dia 23 – 19h:
“The Rocky Horror Picture Show” (idem, Jim Sharman, 1975, 100’). Sátira musical aos filmes de horror, este “cult movie” narra as aventuras de um casal em lua-de-mel que, inadvertidamente, vai parar num castelo habitado por alienígenas do planeta Transexual.
Dia 30 – meia-noite (Sessão Maldita):
“Um Lobisomem Americano em Londres” (“An American Werewolf in London”, John Landis, 1981, 97’). Dois mochileiros americanos em viagem pela Inglaterra são atacados por uma fera misteriosa: um morre, e o outro logo passa a sofrer experiências aterradoras. Obra-prima do moderno cinema fantástico, que brilhantemente mistura horror e humor negro.
O ciclo abordará o gênero ficcional de terror ou horror, com a exibição de alguns clássicos do cinema, a fim de identificar quais e como são utilizados os principais recursos de linguagem em cada um dos filmes escolhidos, além de, é claro, permitir a incursão no prazer do medo sem risco.
Auira Ariak – cinegrafista, diretora e coordenadora pedagógica do projeto “Nas Asas do Cinema” – é graduada em Cinema e Vídeo e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense.
Coordenação: Paulo Azevedo.
23 e 24/01 – segunda e terça – 18h às 22h.
Público: produtores, agentes e dirigentes culturais, educadores e artistas interessados na área, a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 20/1.
Seleção: primeiros inscritos.
25 vagas.
O workshop visa contextualizar historicamente a evolução das leis regulamentares surgidas após o Fórum Universal de 1994 da Unesco, em Barcelona – que culminou na criação da Agenda 21 – e aprofundar e discutir as leis que regem associações e cooperativas, bem como outros órgãos do terceiro setor.
Paulo de Azevedo, produtor teatral e sociólogo graduado pela Faculdade Paulista de Arte e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, cursou Gestão Cultural em Florença e foi consultor de diversos programas culturais na Itália e no Estado de São Paulo.
CICLO DE PALESTRAS: QUARTAS DA GESTÃO CULTURAL
Coordenação: Maria Alice Gouveia.
25/1 e 29/2 – quartas-feiras – 19h30 às 21h30.
Público: gestores, produtores e realizadores culturais
Inscrições: até o dia de cada palestra.
Seleção: primeiros inscritos.
60 vagas (30 por palestra).
Especialistas de áreas diversas, os convidados Paula Marques e Luiz Amorim abordarão temas como: características globais e específicas da produção cultural no país; a institucionalização do fazer cultural; o papel do gestor na sociedade; e o desafio da sustentabilidade dos projetos culturais inseridos no contexto atual das novas tecnologias.
Mestre em Artes Plásticas pela Unesp e cofundadora do grupo de teatro TUSP, Maria Alice Gouveia foi coordenadora do curso de pós-graduação em Administração da Cultura da FGV, diretora da Divisão de Pesquisa do Centro Cultural São Paulo e coordenadora da Comissão de Averiguação e Avaliação de Projetos Culturais da Lei Mendonça.
WORKSHOP: MEDIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES CULTURAIS
Coordenação: Rita Braga.
28/3 – quarta-feira – 9h às 12h e 13h às 16h.
Público: funcionários de instituições culturais.
Inscrições: 5/1 a 23/3.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.
A partir de um panorama das estratégias educativas voltadas aos visitantes do Museu da Língua Portuguesa, planeja-se discutir e elaborar possibilidades de mediação para outras instituições de acordo com as especificidades de cada uma.
Rita Braga, graduada em Letras pela USP e pós-graduanda em Jornalismo Literário pela ABJL- SP, atua como educadora no Museu da Língua Portuguesa e no Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura.
Coordenação: Elisa Rossin.
10 e 11/3 – sábado e domingo – 9h30 às 12h30 e 14h às 17h.
Público: atores, bailarinos, artistas com foco na pesquisa corporal e estudantes de artes cênicas, a partir de 16 anos.
Inscrições: 5/1 a 3/3.
Seleção: questionário.
15 vagas.
O workshop tem o objetivo de apresentar a linguagem e as técnicas de utilização das máscaras como instrumento de aperfeiçoamento dos meios físicos de expressão que compõem o trabalho do intérprete.
Elisa Rossin é atriz formada em Artes Cênicas pela USP e especialista em Arte-educação pelo Instituto de Teatro Escola Brincante. Fundadora da Cia. Troada, cria e confecciona máscaras para espetáculos; foi assistente de direção e produção da companhia teatral alemã Familie Flöz, em Berlim.
Coordenação: Ana Cristina Pilchowski.
1/2 a 21/3 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: atores e interessados com conhecimento na área, a partir de 15 anos.
Inscrições: 5 a 27/1.
Seleção: questionário.
15 vagas.
Local: Espaço Cultural Cine Santana: Avenida Rui Barbosa, 2005 – São José dos Campos (SP).
Nesta etapa do Núcleo, o objetivo será aprofundar e aprimorar a técnica clownesca com foco individual, para que cada participante busque dentro de si os elementos que enriquecerão seu clown.
Ana Cristina Pilchowski é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC, bacharel em Artes Cênicas com habilitação em interpretação teatral pela Universidade Estadual de Londrina, atriz e diretora teatral com experiência docente voltada ao teatro.
OFICINA DE TEATRO: O Ator de Circo (interpretação rasgada), o Ator de Teatro Elaborado (interpretação esculpida), e o Teatro de Rua (interpretação intermediária)
Coordenação: Marlene Fortuna.
7/2 a 27/3 – terças-feiras – 14h às 18h.
Público: atores, dramaturgos, diretores de teatro e demais interessados em artes cênicas, a partir de 18 anos.
Inscrições: 5/1 a 2/2.
Seleção: questionário.
20 vagas.
Local: CET – Centro de Estudos Teatrais: Avenida Olivo Gomes, 100 – São José dos Campos (SP).
A oficina apresentará, por meio da teoria e da prática, três modalidades básicas de teatro e de seus respectivos intérpretes: circo, teatro elaborado (em recintos fechados) e teatro de rua. Em relação a tais modalidades serão estudados, em cada uma: processos de criação, dramaturgia, direção, corpo, voz, emoção e demais expressividades.
Marlene Fortuna é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC, pós-doutora em Artes Cênicas pela Unicamp e pesquisadora e escritora da revista “NAU”, da ECA-USP.
ARTES PLÁSTICAS
OFICINA DE XILOGRAVURA: o espaço do cotidianoCoordenação: Luiz Chalita.
9/2 a 15/3 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados que possuam conhecimento em artes plásticas, a partir de 15 anos.
Inscrições: 5/1 a 3/2.
Seleção: questionário.
15 vagas.
A proposta desta oficina é trabalhar expressivamente elementos do cotidiano, estimulando os participantes, por meio da linguagem xilográfica, a pesquisarem uma poética visual própria.
Luiz Chalita, bacharel em Desenho Industrial pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e pós-graduado pela ECA-USP, já participou de exposições de gravura nacionais e internacionais, em países como Cuba, Japão e Polônia, entre outros.
Ciclo de Estudos: ARTE E MAESTRIA – As Seculares Técnicas das Belas Artes
Coordenação: Douglas Barzon.
25/2 a 31/3 – sábados – 14h30 às 17h30.
Público: interessados com ou sem contato anterior com artes plásticas, a partir de 14 anos.
Inscrições: 5/1 a 24/2.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Por meio de recursos audiovisuais, o ciclo fomenta teoricamente as técnicas tradicionais das expressões artísticas da humanidade, especialmente as das Belas Artes, e busca desenvolver a sensibilidade estética e estimular o senso crítico a partir da compreensão do processo técnico aplicado à obra de arte.Coordenação: Douglas Barzon.
25/2 a 31/3 – sábados – 14h30 às 17h30.
Público: interessados com ou sem contato anterior com artes plásticas, a partir de 14 anos.
Inscrições: 5/1 a 24/2.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Douglas Barzon trabalha com desenho, pintura, gravura em metal e linguagens contemporâneas e atua no mercado editorial como designer gráfico e ilustrador, além de ministrar aulas de História da Arte e Desenho Artístico.
OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS: AUTORRETRATO – UM ESPELHO E EXPERIMENTAÇÕES PROCESSUAIS
Coordenação: Giancarlo Ragonese.
27/2 a 14/3 – segundas e quartas-feiras – 14h30 às 17h30.
Público: interessados que possuam conhecimento em artes plásticas, a partir de 15 anos.
Inscrições: 5/1 a 24/2.
Seleção: primeiros inscritos.
15 vagas.
A partir da imagem refletida no espelho, a oficina apresentará técnicas dos campos gráfico e pictórico, focando-se no desenho a carvão, na monotipia e na pintura a têmpera para, com os resultados de cada processo, desenvolver a síntese na construção imagética do autorretrato.Coordenação: Giancarlo Ragonese.
27/2 a 14/3 – segundas e quartas-feiras – 14h30 às 17h30.
Público: interessados que possuam conhecimento em artes plásticas, a partir de 15 anos.
Inscrições: 5/1 a 24/2.
Seleção: primeiros inscritos.
15 vagas.
Giancarlo Ragonese é gravurista, com obras expostas no Brasil e no exterior, como Itália e Bélgica. Artista selecionado para a terceira edição do Atelier Amarelo (Secretaria de Estado da Cultura, 2007), sob a supervisão de Maria Bonomi.
AUDIOVISUAL
OFICINA DE ROTEIRO DE FICÇÃOCoordenação: Tatiana Baruel.
27/1 a 11/2 – sextas-feiras – 19h às 22h | sábados – 9h30 às 12h30 e 14h às 18h;
Encerramento: 12/2 – domingo – 9h30 às 12h30 e 14h às 17h.
Público: interessados em audiovisual, a partir de 15 anos.
Inscrições: 5 a 25/1.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
A oficina propõe a apresentação das principais etapas para a elaboração de um roteiro de ficção e, por meio de exercícios de criação, a produção de roteiros de curtas-metragens pelos próprios participantes.
Tatiana Baruel, graduada em Rádio e TV pela Unesp, é roteirista e coordenadora de projetos culturais e de entretenimento premiados, como "Missão Triplo R" e "Encantos e Malassombras de Jacarehy", além de autora do livro ficcional "O Que se Conta Daqui".
WORKSHOP DE STOP MOTION
Coordenação: PiuDip.
21/1 – sábado – 9h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30.
Público: fotógrafos em processo de formação e interessados atuantes da área audiovisual que possuam notebook e câmera fotográfica digital, a partir de 18 anos.
Inscrições: 5 a 20/1.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
O workshop propõe a apresentação teórica e a prática da linguagem fotográfica do Stop Motion – transformação de imagens estáticas em imagens em movimento –, que viabiliza a produção de curtas por meio da edição de fotos em um software específico.
Fotógrafo há trinta anos, PiuDip atua nas áreas de publicidade, jornalismo, natureza, shows e espetáculos e como freelancer em publicações tais como “O Estado de S. Paulo”, “Folha de S.Paulo” e “Veja”.
CICLO DE FILMES: CLÁSSICOS DO TERROR E SUSPENSE
Curadoria: Auira Ariak.
2 a 30/3 – sextas-feiras.
Indicação: a partir de 16 anos.
20 vagas por exibição (retirar convites até meia hora antes do início da sessão).
Programa:
Dia 2 – 19h:
“Doc Moloch – Cine Santana” (Wagner Moloch, 2011, 84’). Um registro sobre um antigo cinema da cidade de São José dos Campos, o Cine Santana, com quase 60 anos.
Dia 9 – 19h:
“A Maldição dos Mortos Vivos” (“The Serpent and the Rainbow”, Wes Craven, 1987, 94’). Um antropólogo vai ao Haiti investigar rumores sobre uma droga utilizada por praticantes de magia negra para transformar pessoas em zumbis.
Dia 16 – 19h:
“O Homem Invisível” (“The Invisible Man”, James Whale, 1933, 68’). Com notáveis efeitos especiais para a época, este filme é a primeira, e mais famosa, adaptação para o cinema do romance de H.G. Wells, sobre um cientista que descobre o segredo da invisibilidade.
Dia 23 – 19h:
“The Rocky Horror Picture Show” (idem, Jim Sharman, 1975, 100’). Sátira musical aos filmes de horror, este “cult movie” narra as aventuras de um casal em lua-de-mel que, inadvertidamente, vai parar num castelo habitado por alienígenas do planeta Transexual.
Dia 30 – meia-noite (Sessão Maldita):
“Um Lobisomem Americano em Londres” (“An American Werewolf in London”, John Landis, 1981, 97’). Dois mochileiros americanos em viagem pela Inglaterra são atacados por uma fera misteriosa: um morre, e o outro logo passa a sofrer experiências aterradoras. Obra-prima do moderno cinema fantástico, que brilhantemente mistura horror e humor negro.
O ciclo abordará o gênero ficcional de terror ou horror, com a exibição de alguns clássicos do cinema, a fim de identificar quais e como são utilizados os principais recursos de linguagem em cada um dos filmes escolhidos, além de, é claro, permitir a incursão no prazer do medo sem risco.
Auira Ariak – cinegrafista, diretora e coordenadora pedagógica do projeto “Nas Asas do Cinema” – é graduada em Cinema e Vídeo e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense.
GESTÃO CULTURAL
WORKSHOP DE GESTÃO CULTURAL: COOPERATIVISMO E ASSOCIACIONISMO NO TERCEIRO SETORCoordenação: Paulo Azevedo.
23 e 24/01 – segunda e terça – 18h às 22h.
Público: produtores, agentes e dirigentes culturais, educadores e artistas interessados na área, a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 20/1.
Seleção: primeiros inscritos.
25 vagas.
O workshop visa contextualizar historicamente a evolução das leis regulamentares surgidas após o Fórum Universal de 1994 da Unesco, em Barcelona – que culminou na criação da Agenda 21 – e aprofundar e discutir as leis que regem associações e cooperativas, bem como outros órgãos do terceiro setor.
Paulo de Azevedo, produtor teatral e sociólogo graduado pela Faculdade Paulista de Arte e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, cursou Gestão Cultural em Florença e foi consultor de diversos programas culturais na Itália e no Estado de São Paulo.
CICLO DE PALESTRAS: QUARTAS DA GESTÃO CULTURAL
Coordenação: Maria Alice Gouveia.
25/1 e 29/2 – quartas-feiras – 19h30 às 21h30.
Público: gestores, produtores e realizadores culturais
Inscrições: até o dia de cada palestra.
Seleção: primeiros inscritos.
60 vagas (30 por palestra).
Especialistas de áreas diversas, os convidados Paula Marques e Luiz Amorim abordarão temas como: características globais e específicas da produção cultural no país; a institucionalização do fazer cultural; o papel do gestor na sociedade; e o desafio da sustentabilidade dos projetos culturais inseridos no contexto atual das novas tecnologias.
Mestre em Artes Plásticas pela Unesp e cofundadora do grupo de teatro TUSP, Maria Alice Gouveia foi coordenadora do curso de pós-graduação em Administração da Cultura da FGV, diretora da Divisão de Pesquisa do Centro Cultural São Paulo e coordenadora da Comissão de Averiguação e Avaliação de Projetos Culturais da Lei Mendonça.
WORKSHOP: MEDIAÇÃO EM INSTITUIÇÕES CULTURAIS
Coordenação: Rita Braga.
28/3 – quarta-feira – 9h às 12h e 13h às 16h.
Público: funcionários de instituições culturais.
Inscrições: 5/1 a 23/3.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.
A partir de um panorama das estratégias educativas voltadas aos visitantes do Museu da Língua Portuguesa, planeja-se discutir e elaborar possibilidades de mediação para outras instituições de acordo com as especificidades de cada uma.
Rita Braga, graduada em Letras pela USP e pós-graduanda em Jornalismo Literário pela ABJL- SP, atua como educadora no Museu da Língua Portuguesa e no Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura.
TEATRO
WORKSHOP DE TEATRO: O DESPERTAR DA MÁSCARACoordenação: Elisa Rossin.
10 e 11/3 – sábado e domingo – 9h30 às 12h30 e 14h às 17h.
Público: atores, bailarinos, artistas com foco na pesquisa corporal e estudantes de artes cênicas, a partir de 16 anos.
Inscrições: 5/1 a 3/3.
Seleção: questionário.
15 vagas.
O workshop tem o objetivo de apresentar a linguagem e as técnicas de utilização das máscaras como instrumento de aperfeiçoamento dos meios físicos de expressão que compõem o trabalho do intérprete.
Elisa Rossin é atriz formada em Artes Cênicas pela USP e especialista em Arte-educação pelo Instituto de Teatro Escola Brincante. Fundadora da Cia. Troada, cria e confecciona máscaras para espetáculos; foi assistente de direção e produção da companhia teatral alemã Familie Flöz, em Berlim.
ATIVIDADES EXTERNAS
CULTURA DIGITAL
WORKSHOP: COMUNICAÇÃO NA INTERNET PARA CONTEÚDOS CULTURAIS
Coordenação: Joaquim Machado Pessoa de Barros.
25/1 – quarta-feira – 9h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30.
Público: artistas, produtores e gestores culturais, a partir de 18 anos.
Inscrições: 5/1 a 24/1.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Câmara Municipal de São José dos Campos: Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33 – São José dos Campos (SP).
Coordenação: Joaquim Machado Pessoa de Barros.
25/1 – quarta-feira – 9h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30.
Público: artistas, produtores e gestores culturais, a partir de 18 anos.
Inscrições: 5/1 a 24/1.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Câmara Municipal de São José dos Campos: Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33 – São José dos Campos (SP).
O workshop procura fomentar a difusão cultural pela internet e, para tanto, abordará tópicos como: planejamento de divulgação; estudo de casos; canais e instrumentos específicos de marketing digital para conteúdos culturais.
Joaquim Machado Pessoa de Barros, graduado em Comunicação Social pela PUC com habilitação em Publicidade e Propaganda, atua profissionalmente nas áreas de marketing e de projetos educacionais.
TEATRO
Núcleo de pesquisa: O clown e as relações de interação, criação e comunicação do atorCoordenação: Ana Cristina Pilchowski.
1/2 a 21/3 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: atores e interessados com conhecimento na área, a partir de 15 anos.
Inscrições: 5 a 27/1.
Seleção: questionário.
15 vagas.
Local: Espaço Cultural Cine Santana: Avenida Rui Barbosa, 2005 – São José dos Campos (SP).
Nesta etapa do Núcleo, o objetivo será aprofundar e aprimorar a técnica clownesca com foco individual, para que cada participante busque dentro de si os elementos que enriquecerão seu clown.
Ana Cristina Pilchowski é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC, bacharel em Artes Cênicas com habilitação em interpretação teatral pela Universidade Estadual de Londrina, atriz e diretora teatral com experiência docente voltada ao teatro.
OFICINA DE TEATRO: O Ator de Circo (interpretação rasgada), o Ator de Teatro Elaborado (interpretação esculpida), e o Teatro de Rua (interpretação intermediária)
Coordenação: Marlene Fortuna.
7/2 a 27/3 – terças-feiras – 14h às 18h.
Público: atores, dramaturgos, diretores de teatro e demais interessados em artes cênicas, a partir de 18 anos.
Inscrições: 5/1 a 2/2.
Seleção: questionário.
20 vagas.
Local: CET – Centro de Estudos Teatrais: Avenida Olivo Gomes, 100 – São José dos Campos (SP).
A oficina apresentará, por meio da teoria e da prática, três modalidades básicas de teatro e de seus respectivos intérpretes: circo, teatro elaborado (em recintos fechados) e teatro de rua. Em relação a tais modalidades serão estudados, em cada uma: processos de criação, dramaturgia, direção, corpo, voz, emoção e demais expressividades.
Marlene Fortuna é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC, pós-doutora em Artes Cênicas pela Unicamp e pesquisadora e escritora da revista “NAU”, da ECA-USP.
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