Marchinhas em Monteiro Lobato-SP

Para todos os gostos: Marchinhas tradicionais e Canções da Infância fazem parte do Carnaval em Monteiro Lobato-SP


Carnaval de rua da pequena cidade paulista reúne tradicionais marchinhas e eternas canções do Sítio do Picapau Amarelo

O carnaval da pequena cidade de Monteiro Lobato, interior de São Paulo, realizará um verdadeiro passeio pelas marchinhas que entraram para história do país. O grupo "Trem da Viração" formado por Deo Lopes, Beto Quadros, Cauique Bonsucesso, Márcio Oliveira, André Braga e Marcelo Moreira, serão responsáveis pela apresentação de clássicos de Lamartine Babo, Braguinha, Carmem Miranda, Paulinho da Viola, Noel Rosa, entre outros.

As melodias tradicionais e de raiz dividirão espaço com as lembranças e temas do universo infantil. O grupo musical, famoso no Vale do Paraíba, prepara um repertorio especial para o público de Monteiro Lobato. Os músicos incluíram no roteiro carnavalesco, canções como: "Sítio do Picapau Amarelo", do cantor Gilberto e Gil, "Emília – Boneca de Pano" de Baby Consuelo, "Saci Pererê", do compositor Moraes Moreira, entre outras. As melodias que foram tema dos personagens do Sítio ganharam nova versão em ritmo de carnaval.

Inspiração: A escolha do repertório é uma homenagem para a cidade que serviu de inspiração para maior obra da literatura infantil brasileira: O Sítio do Picapau Amarelo. O "Carnaval nas Montanhas" terá como tema os personagens e canções do Sítio. Bonecos gigantes da Emília e do Visconde de Sabugosa estarão presentes durante os cinco dias de evento. A folia de bonecões é a grande atração entre adultos e crianças de toda região. Está presente na cidade desde 1960.

Marchinha é lei: No município, as marchinhas de carnaval tornaram-se lei municipal em 2010. O projeto criado pelo vereador Jessé Marcos de Azevedo foi aprovado pela Câmara Municipal e recebido com sucesso por toda a população. Em 2011, até o Lobatinho entrou para folia local. O mascote turístico e cultural da cidade é o grande símbolo da festa.


Trem da Viração: O grupo "Trem da Viração" foi criado no município no ano de 1999. É a segunda vez que os músicos ficam a frente do carnaval lobatense. As músicas possuem elementos rítmicos, melódicos e harmônicos presentes na cultura popular como: catira, maxixe, batuque, marchinha, congada e xote. Em uma releitura contemporânea, os artistas pretendem conquistar todas as idades. Além das marchinhas, o grupo também apresenta grandes sucessos presentes em três álbuns gravados. Grande parte das canções são inspiradas na cultura e no cotidiano lobatense. Entre elas, a música "Conjectura", composta por Deo Lopes. A melodia faz uma homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato.

O "Carnaval nas Montanhas" será realizado na Praça Comendador Freire nos dias 4 até 8 de março de 2011, no centro de Monteiro Lobato. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria de Cultura e Turismo. A participação do público é gratuita. Informações e programação completa podem ser obtidas pelo telefone: (12) 3979-1314 ou no site: www.monteirolobato.sp.gov.br.


Carnaval nas Montanhas
Dias 4, 5, 6, 7 e 8 de março de 2011.
Horário: Das 19h às 02h
Matinês: Dia 6 e 8 de março de 2011.
Horário: Das 16h às 19h
Local: Praça Comendador Freire– Centro.
Monteiro Lobato-SP

Entrada Franca


Fonte: Prefeitura Municipal de Monteiro Lobato
Imprensa – (12) 3979-1314

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome e e-mail para retorno!!!