até 21.01.11 - Exposição no Espaço Cultural Flávio Craveiro - gratuito

Projeto Memória do Banco do Brasil traz exposição a São José

O Espaço Cultural Flávio Craveiro, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) recebe até o dia 21 de janeiro a exposição itinerante 'João Cândido - A Luta pelos Direitos Humanos'. A mostra é idealizada pela Fundação Banco do Brasil e faz parte do Projeto Memória, que tem como objetivo levar ao conhecimento do público a história de brasileiros que colaboraram com a transformação social do país.

A exposição tem 16 painéis ilustrados (textos e fotos) que narram a trajetória do marinheiro João Cândido Felisberto, considerado um dos líderes da 'Revolta da Chibata'. A exposição faz um resgate histórico da sua paixão pelo país, destacando a participação que teve em um dos momentos mais importantes da Marinha Brasileira, quando o navio de guerra Minas Gerais se tornou o 'mais poderoso do mundo', em meados de 1910.

Além de São José dos Campos, outros 800 municípios do país também receberão o Projeto Memória, que desde 2004 vem sido realizado em parceria com a Petrobras. A FCCR realizou em 2010, em diferentes espaços culturais, quase 60 exposições de artistas locais, de outras cidades e estados e itinerantes. Todas as exposições foram gratuitas. Esta exposição é a segunda que a FCCR realiza em 2011.

Perfil: João Cândido Felisberto era negro, com cabelos e olhos escuros. Nasceu em 1880, oito anos antes da abolição da escravatura e nove antes da proclamação da República. Nasceu em Encruzilhada do Sul (RS), vizinho a Rio Pardo, que mais tarde foi adotada como sua cidade de origem, como relatou em entrevista no Museu da Imagem e do Som (MIS), em 1968.

Espaço Cultural Flávio Craveiro – Avenida Lênin, 200, Dom Pedro I. Horário de visitação: de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entrada franca. Informações: (12) 3903-2298 ou 3966-1136.

Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
(12) 3924-7307 / 7337 / 7377

Foto: Painéis da exposição itinerante do Banco do Brasil, no Espaço Cultural Flávio Craveiro (Dom Pedro I) Créditos: Acervo de imagens FCCR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome e e-mail para retorno!!!