12 e 14.07.13 - Ópera Rigoletto - Teatro Municipal de SJC - gratuito



Música erudita e teatro se misturam para contar a história amorosa do Rei Francisco I, da França.

O Teatro Municipal de São José dos Campos (Rua Rubião Jr., 84 – 3º piso, no Shopping Centro) recebe duas apresentações da ópera Rigoletto, nesta sexta-feira (12) e no domingo (14), sempre às 20h. O espetáculo é gratuito e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro. 

Rigoletto é uma ópera dividida em três atos do compositor italiano Giuseppe Verdi. A obra foi apresentada pela primeira vez no teatro La Fênice, de Veneza, em 11 de março de 1851. A Fundação Cultural Cassiano Ricardo traz esse espetáculo para comemorar o bicentenário de Verdi (1813-1901).
Inspirada na peça “Le roi s'amuse”, de Victor Hugo, a ópera sofreu algumas adaptações por causa da censura imposta naquela época. O personagem do duque era inicialmente o Rei Francisco I, que governou a França de 1515 a 1547.
O espetáculo é sobre o bobo da corte Rigoletto, que é tomado pelo ódio que sente pelo Duque de Mântua, a quem ele serve. Na realidade, o bobo da corte teme perder sua filha Gilda, que é apaixonada pelo aristocrata galanteador.
Para contar essa história, foram montados cenários, figurinos e adereços que remetem à sociedade europeia daquela época. 
A orquestra do espetáculo é composta por 30 músicos, além do coro masculino e dos solistas. O elenco é formado pelos vencedores do 11º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, competição criada, em 1993, pela Cia Ópera São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome e e-mail para retorno!!!